Hamilton larga em sexto, vence GP da Turquia e conquista sétimo campeonato
O piloto inglês Lewis Hamilton conquistou seu heptacampeonato neste domingo (15), na Turquia. Após largar na sexta posição —depois de um treino classificatório difícil devido às condições da pista em Istambul—, chegou à frente em mais uma corrida surpreendente.
Hamilton iguala, hoje, o recorde de Michael Schumacher com sete campeonatos. O piloto se emocionou, chorou, após surpreender mais uma vez. O resultado, inesperado devido às condições complicadas do asfalto da pista, foi inesperado até para a Mercedes, que tuitou: "Se você acabou de acordar, Lewis está liderando o GP da Turquia. Também não sabemos como ele fez isso". O piloto se pronunciou:
"É muito importante que as crianças vejam isso. Não dê ouvidos a ninguém que lhe diga que você não pode alcançar algo. Sonhe o impossível. Fale com ele. Você tem que trabalhar por isso, persegui-lo e nunca desistir", disse.
"Estou sem palavras. Um grande obrigado à equipe. À Equipe LH por ter ficado comigo por todos esses anos. E à minha família. Este é um caminho, muito além dos nossos sonhos", concluiu o inglês.
Stroll larga na pole e termina em nono
Lance Stroll conquistou a pole position no sábado (14) pela primeira vez em sua carreira. No domingo, manteve a liderança por mais da metade da prova —a pista molhada foi aliada do piloto da Racing Point durante a maior parte da competição.
Entretanto, após decisão de trocar os pneus por parte da equipe, o piloto caiu para a sexta posição e não conseguiu se recuperar. Na ida ao boxe, a Racing Point optou por pneus intermediários —o que fez com que Stroll perdesse velocidade. O piloto finalizou a prova em nono lugar.
O GP da Turquia foi marcado pela largada impressionante de Vettel. O piloto largou em 11º, mas chegou à terceira posição e conquistou seu primeiro pódio na temporada 2020. A Ferrari se destacou na competição deste domingo: além de Vettel, Leclerc avançou e terminou a corrida em quarto.
Logo na largada, Bottas se envolveu em incidente —foi o primeiro de muitos que estariam por vir. O piloto rodou mais de seis vezes em pontos diferentes e finalizou a prova em 14º lugar.
Pista complicada
As condições da pista em Istambul foram unânimes para os pilotos. Lewis Hamilton disse, no sábado, ter saído satisfeito com o sexto posto porque "as condições estavam horríveis e eu tirei o máximo do carro".
O asfalto da pista turca foi refeito para uma etapa que não constava inicialmente no calendário, mas que foi confirmada no final de agosto como uma das provas que entrariam no lugar de GPs cancelados devido ao coronavírus.
Estes GPs substitutos têm condições especiais: uma delas é a chance de fazer melhorias pagas pela própria Fórmula 1. E os turcos, assim como os promotores do GP de Portugal, decidiram que era necessário recapear a pista e, também da mesma forma como aconteceu em Portimão, isso ocorreu poucas semanas antes da corrida e depois que a Pirelli já tinha produzido os pneus que seriam levados ao GP.
O asfalto novo solta óleo, o que é potencializado quando chove. É por isso que os pilotos estavam sofrendo em Portimão e também tiveram problemas em Silverstone há dois anos. É normal que isso ocorra quando se reasfalta uma pista muito em cima do evento. Mas também existe a dúvida se o tipo de asfalto selecionado foi o mais apropriado para a pista.
*Com informações de Julianne Cesaroli, em colaboração para o UOL, em Londres
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.