Time aceita atleta transexual para temporada espanhola de futebol americano
O Zaragoza Hurricanes, time espanhol de futebol americano, anunciou nesta sexta-feira a presença de um atleta transexual em seu elenco. Óscar, de 21 anos, nasceu mulher, e foi aceito pela equipe após receber o aval da Federação Espanhola de Futebol Americano (Fefa).
“Eu me considero homem”, disse Óscar, segundo a agência Efe. “Se é importante para você, é preciso lutar”, completou.
Partiu de Óscar, que começou o tratamento hormonal em 2015, a iniciativa de procurar o clube em setembro para treinar. Os Hurricanes informaram que o atleta deveria receber o aval de autoridades esportivas do país para poder competir, o que aconteceu no fim de outubro.
A única exigência legal é que Óscar utilize em seus registros o nome de nascença, feminino, e não o nome social. Segundo ele, a recepção no elenco tem sido positiva. “Os companheiros me conhecem. Não há diferenças”, assegurou.
A equipe disputará a terceira divisão da liga aragonesa na próxima temporada, após o rebaixamento da Categoria B no último ano. O torneio começa em 19 de dezembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.