Renato Gaúcho usa termos de boxe e adota 'tática do carinho' no Grêmio
Renato Gaúcho implantou a 'tática do carinho' no Grêmio. Em vez de cobrar, ele abraça os jogadores e investe na motivação. Usando termos de boxe, o técnico revelou que uma conversa de 30 minutos antes de um treinamento ampliou a união do elenco e resultou na primeira vitória fora de casa no Brasileirão.
"Dei muito carinho para eles [jogadores]. Gosto de usar esta palavra. Falei que as pessoas podem achar que estamos nas cordas, mas não podemos ir à lona. Temos que brigar, ter atitudes, atacar. E foi isso que aconteceu hoje [domingo]", disse o treinador após a vitória por 3 a 0 sobre o Bahia.
O jogo na Arena Fonte Nova se apresentava complicado. No primeiro tempo o Grêmio conseguiu somente um arremate em gol. Mas no segundo deslanchou e venceu a primeira como visitante.
A motivação partiu de uma conversa antes do treinamento de sábado, já em Salvador. Em vez de cobrar resultados, já que o time vinha de três jogos sem vitória, Renato investiu na solidariedade e obteve sucesso.
"Não adianta eu criticar e bater no meu elenco. Gosto muito deste grupo e farei o possível e o impossível pelos resultados. Eles entenderam bem o recado. Passei confiança, dei carinho, coloquei meu elenco para cima. Às vezes eles são criticados justamente, ou injustamente, não importa. O que importa é o que eu falo para eles", falou o treinador.
As críticas também serviram de 'combustível' para o Grêmio. Na entrevista coletiva que sucedeu a vitória, Renato não esqueceu de 'alfinetar' quem cobrou seu trabalho durante a última semana.
"Antes de pensarem em criticar os esquemas táticos precisam ver os resultados. Além do tempo que temos e os desfalques. Mas é o trabalho de alguns, não querem nem saber, querem é criticar. Não estou preocupado com isso, só com meu grupo, que vai muito bem, obrigado", finalizou.
Os jogadores do Grêmio retornam a Porto Alegre nesta segunda-feira. Os que não atuaram diante do Bahia trabalham à tarde no Olímpico. O próximo oponente será o Cruzeiro, na quarta-feira, às 21h50, na Arena.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.