Topo

Atlético não se preocupa com Besiktas e mantém 'projeto Ronaldinho' para Mundial

Ronaldinho Gaúcho é a aposta do Atlético-MG para projetar o nome do clube no exterior - Bernardo Lacerda/UOL
Ronaldinho Gaúcho é a aposta do Atlético-MG para projetar o nome do clube no exterior Imagem: Bernardo Lacerda/UOL

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

02/08/2013 06h00

O futebol apresentado pelo camisa 10 neste pouco mais de um ano em que está no Atlético-MG não é o único motivo para que Ronaldinho Gaúcho seja considerado imprescindível ao planejamento do Atlético-MG para a disputa do Mundial de Clubes. Na mira do Besiktas, numa tentativa de o clube turco expandir sua marca, segundo a imprensa daquele país, o meia-atacante terá o papel de divulgar o alvinegro mineiro em todo o mundo.

Ronaldinho Gaúcho, que terá a oportunidade de tentar mais um título inédito em sua carreira, tornou-se peça importante do Atlético-MG dentro e fora de campo na conquista da Libertadores, principalmente com a sua imagem. O alvinegro mineiro projeta atuação parecida na disputa do Mundial de Clubes, no Marrocos.

A conquista da Libertadores, sobre o Olimpia, na semana passada, mostrou a força da imagem de Ronaldinho Gaúcho, que chegou a “ofuscar” o nome do Atlético na mídia internacional. O time mineiro contou com aparição de matérias da decisão, em sua maioria relacionadas aos armador em quase 20 países diferentes, levando-se em conta somente aqueles em que tiveram veículos de comunicação requisitante imagens do clube mineiro no dia seguinte ao título continental.

Dessa forma, a imagem do Atlético-MG associada à de Ronaldinho Gaúcho chegou por meio da mídia a países como Itália, Índia, Portugal, Espanha, Inglaterra, Chile, Colômbia, Argentina, Alemanha, Estados Unidos, México, Peru, China, Japão, Espanha, Paraguai, Uruguai e Ucrânia.

Animado com a divulgação da marca Atlético e do potencial de imagem de Ronaldinho Gaúcho, o Atlético trabalha para que a repercussão permaneça na disputa do Mundial de Clubes, que acontecerá em dezembro, no Marrocos. Para isso, o clube mineiro trabalha para divulgar o camisa dez, por meio de materiais especiais, com vídeos, fotos e números do atleta.

Melhor do mundo duas vezes, Ronaldinho tem reconhecimento mundial, o que facilita para o Atlético a divulgação da imagem. A simples presença do atleta causa alvoroço, mas o clube mineiro fará banners ligando Ronaldinho ao nome do clube, que serão utilizados no Marrocos nos próximos meses.

  • Bernardo Lacerda/UOL

    Cerca de 70 mil torcedores aplaudiram falas de atletas do Atlético-MGsobre trio elétrico

Um possível reencontro entre Ronaldinho Gaúcho e o técnico Pep Guardiola, que assumiu o comando do Bayern de Munique nesta temporada, também ajuda a esquentar a participação do armador. O treinador foi o responsável por encerrar a passagem do jogador pelo Barcelona, em 2008, clube em que o atleta viveu o auge da sua carreira, sendo eleito duas vezes o melhor do mundo.

O novo encontro entre os dois é visto como a chance de Ronaldinho Gaúcho se vingar do antigo comandante e, principalmente, apagar a má impressão deixada na competição que disputou pelo Barcelona em 2007, quando o time espanhol, foi derrotado de forma surpreendente pelo Internacional, jogo em que o camisa dez, maior nome do clube catalão, não teve atuação esperada.

O diretor de futebol Eduardo Maluf reconhece que Ronaldinho Gaúcho foi uma marca importante para o Atlético na Libertadores e vê o jogador motivado para o Mundial. “É uma competição que ele queria disputar novamente, o título da Libertadores foi importante para o Atlético e para o Ronaldinho. Foi um casamento que deu certo e muitos frutos”, comentou.

Ronaldinho Gaúcho tem contrato com o Atlético até dezembro de 2013. Com o título da Libertadores, o atleta ganhou novo destaque mundial e despertou interesse do Besiktas. O clube turco que em maio último já manifestara interesse em sua contratação, voltou à carga após o título da principal competição sul-americana de clubes.

Segundo a imprensa Turca, o Besiktas está disposto a pagar R$12 milhões para o atleta e a equipe já teria se reunido com Roberto Assis, irmão e procurador de Ronaldinho, na quarta-feira, em Instambul, para tentar agilizar um acordo.

A diretoria do Atlético não se mostra preocupada com uma possível negociação entre Assis e o Besiktas e destaca que Ronaldinho Gaúcho, que pode assinar pré-contrato com qualquer equipe desde junho, tem vínculo com o time mineiro até dezembro, irá cumprir o prazo e estará na disputa do Mundial de Clubes.

A imagem de Ronaldinho com torcedores do Atlético também foi se modificando desde a sua chegada, em 2012, mas reforçou com o título da Libertadores. Com a conquista o atleta já é considerado por muitos como o principal jogador da história alvinegra. O bom momento é visto com a venda de camisas. O atleta é quem mais vende produtos e a sua linha exclusiva tem tido grande procura por torcedores.

Financeiramente, a presença de Ronaldinho é importante para o Atlético, que fatura mais com venda de produtos, já que lançou até mesmo uma coleção com a assinatura do atleta, conseguiu reajustar os patrocínios, situações que consolidam a marca atleticana. O clube mineiro, porém, não revela números do crescimento financeiro com o camisa 10, que não teve de pagar para contar com o jogador. Ele deixou o Flamengo, em meados do ano passado, por rescisão unilateral de seu contrato via Justiça do Trabalho.