Topo

Com atenções em Ronaldinho, Atlético-MG quer confirmar vaga contra Santa Fé

Do UOL, em Belo Horizonte

03/04/2014 06h00

De olho na possibilidade de se classificar antecipadamente no Grupo 4 da Libertadores, o Atlético-MG enfrenta, nesta quinta-feira, o Independiente Santa Fé, às 23h (horário de Brasília), em Bogotá, na Colômbia, com as atenções voltadas para Ronaldinho Gaúcho. Principal estrela da companhia atleticana, o camisa 10 ainda não rendeu o esperado nesta temporada, em que poucas vezes jogou e foi mais notícia por atividades fora do campo.

O Atlético chega ao duelo como o líder do Grupo 4 e ainda invicto, com oito pontos, obtidos em duas vitórias e dois empates. O time atleticano precisa de um ponto, nas duas rodadas finais para garantir a classificação para a fase de mata-mata. A intenção da equipe, no entanto, é voltar a Belo Horizonte com a vaga garantida. O adversário alvinegro é o lanterna da chave com quatro pontos e precisa vencer para manter suas chances de classificação à fase seguinte.

“Podemos classificar, temos esta chance. Vamos para vencer, mas sabendo que o empate já nos é um bom resultado. Mas sabemos que será um jogo difícil, contra um adversário que está pressionado”, destacou  o lateral direito atleticano, Marcos Rocha.

O Atlético chega ao duelo vindo de dois empates seguidos pela Libertadores, ambos contra o Nacional, por 2 a 2 e 1 a 1, o que manteve o Atlético na primeira colocação do grupo, mas mais distante da primeira colocação geral entre os classificados, objetivo inicialmente traçado pelo clube e que ficou mais complicado.

Pressionado, Ronaldinho Gaúcho terá a chance de dar uma resposta aos que desconfiam da falta de foco no futebol. Escalado em função tática diferente, atuando pela ponta esquerda, ao lado de Guilherme, a expectativa é que o camisa 10 consiga voltar a render.

Se alguns torcedores atleticanos o criticam, o meia-atacante mais uma vez é tratado como grande ídolo pelos torcedores estrangeiros. Ele recebe o assédio de moradores da Colômbia, que tentam tirar foto ou pegar autógrafos com o craque. A expectativa em relação a uma atuação convincente de Ronaldinho não fica apenas por parte do alvinegro mineiro e da sua torcida, mas também dos admiradores colombianos.

A partida desta quinta-feira será a primeira de uma série de confrontos decisivos que o Atlético fará em dez dias. Um resultado positivo, garantindo a classificação, diminuiria a necessidade de resultado no duelo da próxima semana, contra o Zamora, quando encerrará a fase de grupos. No final de semana, o rival será o Cruzeiro, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro.

O Independiente Santa Fé, adversário que causou dificuldades na partida no Independência, quando o Atlético venceu, por 2 a 1, chega ao duelo ameaçadíssimo na Libertadores e vivendo crise dentro e fora de campo. A equipe é lanterna do grupo, com apenas quatro pontos, obtidos em uma vitória e um empate, além de duas derrotas. Os donos da casa precisam vencer os dois jogos finais para terem chance de classificação.

Em  campo, o Santa Fé vem de vitória no campeonato colombiano, mas faz uma campanha irregular no torneio, onde vem atuando com equipes mistas. O Santa Fé atuou na segunda-feira, contra o Deportivo Pasto e venceu por 3 a 1, no estádio El Campín, local da partida desta quinta-feira.

Fora de campo, uma crise assola o clube. De acordo com sites especializados no mundo das celebridades, a modelo e apresentadora Angélica Camacho, principal nome artístico do país, estaria se envolvendo em um triangulo amoroso com o presidente do clube, César Pastrana, e o craque e camisa 10 do time, Omar Pérez. A notícia foi desmentida por todas as partes, mas tem tomado conta do noticiário diário do Santa Fé.

Omar Pérez, que é o principal nome do clube e aposta para a volta por cima do time na Libertadores e no Campeonato Colombiano, desfalcou o Santa Fé nas últimas partidas, por causa de lesão, e é dúvida para o duelo desta quinta-feira, contra o Atlético-MG. O atleta está se recuperando de lesão e vive clima ruim no clube e com a torcida.

INDEPENDIENTE SANTA FÉ X ATLÉTICO-MG

Data: 3/5/2014 (quinta-feira)
Horário: 23h (de Brasília)
Local: Estádio El Campín, em Bogotá (Colômbia)
Árbitro: Saul Laverni (ARG)
Auxiliares: Ernesto Uziga (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)

Independiente Santa Fé
Camilo Vargas; Héctor Urrego, De La Cuesta, Francisco Meza e Sergio Otálvaro; Daniel Torres, Édison Méndez e Luis Carlos Arias; Omar Pérez (Wilder Medina); Dario Rodríguez e Jonathan Copete
Técnico: Wilson Gutiérrez

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Otamendi e Dátolo; Pierre, Leandro Donizete, Guilherme e Ronaldinho Gaúcho; Diego Tardelli e Jô
Técnico: Paulo Autuori