Topo

Lazio vence Roma na decisão inédita da Copa da Itália e é campeã pela sexta vez

Jogadores da Lazio comemoram título inédito sobre o maior rival   - Fillipo Monteforte/AFP
Jogadores da Lazio comemoram título inédito sobre o maior rival Imagem: Fillipo Monteforte/AFP

Do UOL, em São Paulo

26/05/2013 15h21

A Lazio é a nova campeã da Copa da Itália. Com um gol solitário do bósnio Senad Lulic, aos 27 minutos do segundo tempo, o time de Hernanes levou a melhor no Dérbi Romano, conquistando o sexto título do torneio e impedindo o décimo triunfo da Roma. Com a conquista, a Lazio, também campeã em1958, 1998, 2000, 2004 e 2008 , garante vaga na próxima edição da Liga Europa.

Apesar de até o Papa Francisco e o presidente italiano, Giorgio Napolitano, pedirem calma e não violência dos torcedores, o clima de tensão tomou conta dos arredores do Estádio Olímpico de Roma. A polícia italiana precisou conter conflito entre torcidas da Roma e da Lazio antes da decisão. No campo, jogadores das duas equipes fizerem um jogo de muitas faltas e marcação cerrada.

Em 94 anos de Dérbi, nunca Lazio e Roma haviam se encontrado na final do torneio italiano. E no duelo inédito, perder para o maior rival não está nos planos de ninguém. Por isso, no primeiro tempo, apesar da vontade, o destaque ficou para as torcidas, que fizeram uma linda festa. Só na etapa inicial, a Lazio recebeu três cartões amarelos, e sobrou muita reclamação.

Precisando do gol, a Lazio, que teve mais posse de bola no início, voltou melhor para o segundo tempo, enquanto a Roma ameaçava nos contra-ataques e nas jogadas de Totti, que arriscou muito de fora da área e fez Marchetti trabalhar bastante.

Mas quem mexeu no placar foi a Lazio. Em jogada na linha de fundo, Candreva cruzou limpo para Lulic, que ainda contou com o desvio na coxa do ex-zagueiro do Corinthians, Marquinho. A Lazio ainda teve a chance de ampliar o placar mas Klose desperdiçou.  No fim do jogo, Totti ainda tentou o empate, mas já era tarde para impedir o título em azul e branco.