Topo

Berna deixa o Flu após oito anos no clube e cogita voltar como dirigente

Ricardo Berna passou oito anos no Fluminense e defenderá o Náutico no Brasileirão - Rossana Fraga/Photocamera
Ricardo Berna passou oito anos no Fluminense e defenderá o Náutico no Brasileirão Imagem: Rossana Fraga/Photocamera

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/07/2013 19h21

O Fluminense confirmou na noite desta quinta-feira a saída do goleiro Ricardo Berna, que deve ser apresentado no Náutico nos próximos dias. O time das Laranjeiras liberou o jogador, que tinha contrato até o final de 2013 e poderia assinar um pré-contrato com outro clube no início de julho. O camisa 1 comentou sobre os oito anos que viveu no Tricolor e considera voltar no futuro, fora de campo.

"Cursei uma faculdade de Educação Física e estou fazendo um curso de gestão esportiva. Com essas capacitações, agregadas à experiência na carreira, eu espero ajudar muito no desenvolvimento do esporte. Quem sabe um dia eu possa voltar ao Fluminense para dar continuidade a minha história de uma maneira, mas também penso em algo ainda maior, que eu possa contribuir com o nosso país e até mesmo com o futebol em outras nações", disse Berna.

Jogador que conquistou mais títulos na história do Fluminense, Berna participou da campanha do título da Copa do Brasil de 2007, dos Brasileiros de 2010 e 2012 e do Carioca de 2012. Apesar disso, também viveu momentos complicados, como a luta contra o rebaixamento em 2009. Na visão do camisa 1, o clube das Laranjeiras conseguiu se profissionalizar ao longo dos anos.

"Aqui eu pude aprender muito. Tive boas referencias, convivi com muita coisa, com pessoas indo e chegando. Eu busco sempre aprender e o Fluminense me deu a oportunidade de conviver com pessoas vencedoras. É um grande clube, com uma torcida imensa e apaixonada. Quando eu cheguei, o clube buscava um novo modelo, mais profissional, e eu participei desse processo desde o início", completou.

O diretor executivo Rodrigo Caetano elogiou o profissionalismo de Ricardo Berna e declarou que o Fluminense sempre estará de portas abertas para recebê-lo. 

RICARDO BERNA DESCOBRE SER 'REI DE TÍTULOS' E PÔQUER NO FLUMINENSE

  • Dhavid Normando/Photocamera

"Gostaria de frisar que o Berna é um atleta de alto potencial, com um caráter incontestável e um espírito de liderança privilegiado. Sempre contribuiu com nosso planejamento e nos ajudou a aplicar a nossa gestão profissional. Fizemos questão de atender ao desejo dele o quanto antes, mas também fazemos questão de dizer que as portas do clube estarão sempre abertas para ele no futuro".

Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte em maio, o goleiro comentou os altos e baixos nas Laranjeiras, admitiu que já pensou em buscar outro clube e que quase desistiu do futebol no começo da carreira. Ricardo Berna disputou 94 partidas oficiais com a camisa tricolor, tendo sofrido 102 gols.