Topo

Esquecido no elenco, Guerreiro revela desejo de seguir no Cruzeiro em 2014

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

25/10/2013 06h00

Um dos jogadores mais experientes do Cruzeiro, o volante Leandro Guerreiro começou o ano em alta com Marcelo Oliveira e foi titular em quase todo o primeiro semestre. A situação, no entanto, mudou e o atleta vem sendo pouco utilizado na campanha que aproxima a equipe do título do Brasileirão. Apesar disso, o veterano meio-campista se diz satisfeito no clube estrelado com a possibilidade de conquistar o título nacional e espera renovar o contrato.

“A ideia é renovar, até agora não conversei nada”, revelou Leandro Guerreiro ao UOL Esporte. Ele tem vínculo com o time celeste até o fim do ano. O volante chegou ao Cruzeiro no início de 2011 e se destacou na reta final do Brasileirão daquela temporada ao ajudar o time a escapar do rebaixamento na última rodada.  Ele superou traumas pessoais como o falecimento do sogro e a perda do bebê que sua mulher estava esperando na véspera do clássico quando o Cruzeiro goleou o Atlético-MG, por 6 a 1 e escapou.

Símbolo de garra e vontade naquela temporada, o atleta renovou seu contrato com o Cruzeiro que terminaria em 2012 por mais um ano, o que permitiu ao jogador completar uma marca expressiva de 100 jogos com a camisa o celeste neste ano. Ele começou 2013 como titular absoluto e fez 29 partidas, sendo 25 como titular e quatro entrando durante os jogos.

Contudo, o jogador perdeu espaço com a chegada de Souza, que se tornou titular ao lado do volante Nilton e, posteriormente, com a ascensão de Lucas Silva. Agora é o jovem cruzeirense, que chegou a ser a quinta opção durante o ano, que forma dupla com Nilton. Henrique, recuperado de uma cirurgia no púbis, tem sido o reserva imediato. Até mesmo o próprio Souza, além de Leandro Guerreiro e Tinga estão sendo pouco utilizados e algumas vezes não ficam nem no banco.

Mesmo com a perda de prestígio diante do treinador e do torcedor, que às vezes pega no pé do jogador e o critica bastante, Leandro Guerreiro não demonstra insatisfação com a condição de reserva e crê que isso faz parte do fortalecimento do elenco para essa temporada.

“Esse ano se montou um grupo forte, com 25 jogadores disponíveis para jogar a qualquer momento, todos com condição de jogar. Foi uma política diferente esse ano. Montaram um time forte para não sofrer o que sofremos nos anos anteriores, o trabalho está sendo bem feito, estou muito satisfeito”, declarou o jogador, que poderá conquistar um inédito título brasileiro da Série A.

A posição de Leandro Guerreiro é uma das mais concorridas no Cruzeiro. São seis opções para duas vagas e todos já foram titulares. No Brasileirão, o volante já disputou oito partidas, sendo sete como titular. A possibilidade de marcar seu nome na história do clube motiva o jogador, que acredita ser uma recompensa pelo sofrimento dos anos anteriores.

“Acho que é fruto dos anos passados, onde a gente sofreu muito, principalmente há dois anos, quando a gente escapou por pouco. Graças a deus conseguimos reverter essa situação”, disse o volante cruzeirense.

Próximo do título, ele acredita que com mais três vitórias o Cruzeiro poderá garantir o caneco. “Claro que ainda temos que decidir esse campeonato, mas acho que se a gente ganhar mais três jogos concretiza esse título. Mas são jogos difíceis”, alertou o volante.

O diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, elogiou o jogador, mas não quis entrar em detalhes sobre renovação de contrato e disse que no momento o foco é a disputa do Brasileirão. “O Leandro está lá por mérito, por merecimento, mas agora não é momento de pensar em outra coisa a não ser o título”, declarou Mattos.

“Não vou falar especificamente dele (Leandro Guerreiro), o Cruzeiro está focado só no Brasileiro. Com certeza no final do ano teremos as definições todas, não tem conversas com ninguém por enquanto”, acrescentou o dirigente.

Apesar de evitar o assunto, o dirigente não descartou mudanças e a saída de alguns atletas para a próxima temporada. “Todos os jogadores que estão no Cruzeiro temos a satisfação, claro, senão não estariam no Cruzeiro. Mas nada impede a direção de tirar algum jogador pelo que o Cruzeiro entende na formação do elenco para o ano que vem”, concluiu.

  • Washington Alves/Textual

    Volante Leandro Guerreiro enfrenta no treino Souza, que o tirou do time no primeiro momento