Topo

Treinador do Real promete protesto se C. Ronaldo não levar Bola de Ouro

Do UOL, em São Paulo

15/11/2013 16h25

Treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, não vê outro vencedor para o troféu Bola de Ouro deste ano que não seja o português Cristiano Ronaldo. O técnico tem tanta certeza disso que, se sua previsão não se concretizar, promete até fazer um protesto em sua cidade natal, Reggiolo, um município com cerca de 10 mil habitantes no norte da Itália.

"Se não derem a Bola de Ouro para o Cristiano Ronaldo vou fazer um protesto sentado em Reggiolo. Cristiano é um profissional exemplar. Ninguém merece a Bola de Ouro como ele", disse Ancelotti, durante entrevista ao programa italiano "Tutticonvocati", da Radio24.

O técnico lembrou que Cristiano Ronaldo cuida muito bem do seu físico durante a temporada, "do contrário, não conseguiria marcar os 50, 60 gols que costuma fazer". Ao comentar o Campeonato Espanhol, Ancelotti foi cauteloso: "Os seis pontos que o Barcelona tem de vantagem [sobre o Real Madrid] não são difíceis de tirar."

Cristiano Ronaldo venceu a Bola de Ouro em 2008. O prêmio, nos moldes atuais, é concedido desde 2010 e só foi vencido por Messi. Antes, havia dois prêmios separados, o de Melhor Jogador do Mundo Fifa e o Bola da Ouro da revista "France Football". Em ambos, Messi foi o vencedor em 2009.

Neymar foi nomeado entre os 23 melhores do mundo em 2011 e 2012, mas não chegou à final. No primeiro ano foi o 10º colocado, caindo três posições no ano seguinte. Nas duas edições, o agora atacante do Barcelona foi o melhor brasileiro do ano.

Nesta edição, diferente da passada, há dois jogadores do país concorrendo. Além de Neymar, o zagueiro Thiago Silva, do Paris Saint-Germain foi indicado. Essa é a primeira vez que o ex-jogador do Fluminense é incluído em lista de melhores do mundo.