Topo

Zebras: City fora e time da terceira divisão na semi da Copa da Inglaterra

Do UOL, em São Paulo

09/03/2014 15h01

O domingo foi de surpresas na Copa da Inglaterra. O milionário Manchester City foi eliminado, em casa, após perder por 2 a 1 para o Wigan, time da segunda divisão inglesa. Ainda menos cotado, o Sheffield United, dono do modesto 11º lugar da terceira divisão, continua sua rotina de derrubar favoritos. Desta vez, bateu o Charlton, da segunda divisão, por 2 a 0. As duas zebras estão nas semifinais da competição.

Para chegar tão longe, o Sheffield já tinha deixado pelo caminho o Fulham e o Aston Vila, da primeira divisão. Além da boa campanha na Copa da Inglaterra, a equipe ainda vem de cinco vitórias seguidas na Terceirona. Mas não pense que o sucesso é completamente fora do comum.

Trata-se de uma equipe tradicional do futebol inglês, fundada em 1889, que já foi campeão inglês e da própria Copa da Inglaterra. É verdade, porém, que esses dias de glória estão num passado bastante distante... O último título de expressão nacional foi justamente a Copa da Inglaterra, na edição de 1925. O torneio foi vencido quatro vezes pelo clube, que também tem um Campeonato Inglês na sala de troféus.

Já o Manchester City protagonizou a grande zebra do domingo. O dono do ataque mais poderoso da Inglaterra na temporada ainda briga pelos títulos da Premier League e da Liga dos Campeões. Mas, ao encarar o Wigan, sétimo colocada da segunda divisão inglesa, teve muitos problemas. A surpresa começou a se materializar quando o adversário abriu o placar, de pênalti, aos 26min do primeiro tempo, com Gomez. O segundo veio logo na volta do intervalo, aos dois minutos do segundo, de Perch.

Os favoritos ameaçaram reação com Nasri que descontou aos 23 minutos da etapa completar. A partir daí, só deu City. A pressão total do time da casa resultou numa série de oportunidades desperdiçadas pelos jogadores. Encurralado, o Wigan resistiu como pode e derrubou um dos novos ricos da Europa.