Topo

Após perder 2 sucessores de Neymar, Santos luta para manter o melhor deles

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

05/09/2014 06h00

Três revelações do Santos figuraram nos últimos anos como os substitutos de Neymar – Victor Andrade, Neilton e Gabriel Barbosa. Entre os três, somente Gabigol correspondeu às expectativas e permanece na Vila Belmiro. Já os outros dois não se firmaram na equipe titular e deixaram o clube pela porta dos fundos.

Tanto Neilton como Victor Andrade arrastaram as negociações de renovação contratual até o fim de seus vínculos e, por conta disso, o Santos não lucrou um centavo com a saída da dupla.

Agora, a diretoria santista encara o mesmo problema com o melhor deles, Gabigol. Isso porque o contrato da principal revelação do time na atualidade vence em setembro do próximo ano e segue com as negociações de renovação emperradas.

A única diferença é que Gabigol é considerado por todos os dirigentes do Santos com um atleta acima da média e bem superior a Neilton e Victor Andrade. Não é por acaso que o Comitê Gestor do clube concedeu um aumento de salário e premiação de 100% só para começar a discutir a renovação.

O reajuste foi concedido nos direitos de imagem (maior parte) e também na CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), popularmente conhecida como carteira profissional.

Gabigol virou titular absoluto do Santos após barrar Leandro Damião, a contratação mais cara da história do clube. Os números do camisa 10 neste ano explicam o motivo que fez Oswaldo de Oliveira, demitido do clube, escolher o “sucessor de Neymar” como titular. Em 35 jogos, Gabriel marcou 16 gols. É o artilheiro do time em 2014.

Já Victor Andrade e Neilton possuem números bem inferiores. O primeiro marcou apenas três gols em 31 jogos, enquanto Neilton balançou as redes quatro vezes em 20 partidas.  

Gabigol aguarda resposta do Santos sobre renovação

O estafe de Gabigol está preocupado com a demora do Santos em responder a proposta, que foi feita no início deste mês. No último encontro, o agente do atacante, Wagner Ribeiro, apresentou a oferta do jogador, com os valores de salário e luvas pretendidos, além do tempo de contrato.

Os números são mantidos em sigilo, mas o estafe do atleta não abre mão de um acordo de três anos, no mínimo.

O estafe do atleta expôs que a prioridade de Gabriel é permanecer no Santos, no entanto, apresentou propostas de clubes da Inglaterra, Alemanha e Espanha. Na semana passada, um clube inglês não revelado fez uma oferta de 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 30 milhões de reais) para contratar a revelação santista.

Gabigol tem contrato com o Santos até 30 de setembro de 2015. A multa rescisória para o futebol exterior está avaliada em 50 milhões de euros (aproximadamente R$ 153 milhões), mas a diretoria santista não descarta negociar o atacante caso a proposta seja rentável ao clube.