O último Palmeiras x Corinthians no Palestra? Nem quem jogou lembra direito
Foram necessários 39 anos para que o Palmeiras voltasse a enfrentar o seu principal rival paulista, o Corinthians, em seu estádio. O encontro está marcado para domingo, no Allianz Parque. E o jogo que viria a ser o último entre os dois no antigo Parque Antártica praticamente se perdeu na memória, inclusive daqueles que entraram em campo naquela noite de quarta-feira, 21 de janeiro de 1976. O jogo foi válido pela Taça Governador do Estado. Como curiosidade, nesse dia o Palmeiras fechou a contratação de Jorge Mendonça, então jogador do Náutico.
Lateral esquerdo do Corinthians nessa partida, Wladimir, diz só ter uma certeza. "Posso dizer que eu não perdi". E não perdeu mesmo. O jogo terminou empatado por 1 a 1, com os dois gols no segundo tempo. Tião colocou o Corinthians em vantagem e Nei empatou para o Palmeiras, aos 38 minutos.
"Antigamente, os clássicos eram sempre no Morumbi. Não me recordo de jogar contra o Palmeiras lá", disse ele, que nessa partida foi considerado um dos destaques do jogo por ter marcado implacavelmente Edu. "Eu me lembro de jogar lá algumas vezes, mas não contra o Palmeiras. Lembro muito bem de um jogo contra o Santo André", diz.
Ao tomar conhecimento dos dados do jogo e ver que foi Nei quem marcou para o adversário, ele ainda brincou. "Deve ter sido lá do outro lado. Quem devia estar marcando era o Zé Maria", diverte-se.
O ex-lateral corintiano disse que, inclusive, tem curiosidade de conhecer o Allianz Parque, mas não pretende ir ao jogo de domingo. "Vou deixar para ir em outro jogo menor. Eu não vou lá torcer para o Palmeiras. E em um jogo contra o Corinthians, tem aquela coisa de provocação. Vou ver de casa", diz.
Ademir da Guia, que defendeu o Palmeiras naquela noite, até tentou puxar pela memória, mas também não conseguiu uma lembrança clara da partida.
"Lembro mais ou menos que foi um empate. Pelo que ouvi falar, era um jogo de começo de temporada. Dessa época, minhas lembranças de Palmeiras e Corinthians são do Morumbi", afirma.
Ademir conta que naquele tempo, os jogadores não se importavam por não enfrentar o principal rival em seu estádio. "Hoje os times valorizam muito mais isso. Naquela época, considerávamos o Morumbi um campo neutro. Gostávamos de jogar lá. Era um clássico de duas grandes torcidas. Alguns jogos tinham mais de 100 mil pessoas. Acho que isso, inclusive, deixou o clássico maior", diz.
E foi justamente a grandeza do clássico que o tirou do Palestra Itália. Praticamente todos os jogos entre os dois times disputados no antigo Parque Antártica, se deram antes da construção do Pacaembu e do Morumbi.
De olho na possibilidade de rendas maiores, as diretorias dos dois clubes acertaram de jogar no Pacaembu até o fim dos anos 70 e depois no Morumbi, com maior frequência.
Depois que os dois estádios foram abertos, o Palmeiras só jogou quatro vezes com seu rival em seu estádio. Dos 40 jogos, em 37 o Palmeiras ainda se chamava Palestra Itália.
No total, foram 21 vitórias do Palmeiras, 11 do Corinthians e oito empates. O Palmeiras marcou 72 vezes e o Corinthians 43.
Nos anos 80, o Corinthians voltou a jogar no estádio palmeirense. E, em 1988, em sua última partida no campo do rival, ganhou por 2 a 1 do São José, pelo Paulista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.