Topo

Times ingleses mantêm fase ruim na Liga dos Campeões. E a Espanha agradece

Do UOL, em São Paulo

17/03/2015 21h25

A classificação de Atlético de Madri e a eliminação do Arsenal nos confrontos desta terça-feira na Liga dos Campeões reforçam a tendência nas últimas edições da competição: os clubes espanhóis estão em alta, com presença maciça nas quartas de final. Os ingleses, ao contrário, enfrentam dificuldades para chegar à fase do torneio europeu.

Até aqui, dois times da Espanha (Atlético e Real Madrid) estão garantidos nos confrontos da próxima fase. Ainda sem representantes, a Inglaterra depende de uma virada do Manchester City sobre o Barcelona, nesta quarta-feira, no Camp Nou (o time espanhol venceu o jogo de ida por 2 a 1). Na semana passada, o Chelsea foi eliminado pelo Paris Saint-Germain.

Entre 2005 e 2011, entretanto, o cenário era outro: os clubes ingleses dominaram as quartas de final, com pouco destaque para os times da Espanha. Há dez anos, por exemplo, Liverpool, futuro campeão, e Chelsea disputaram vagas na semifinal, enquanto Barcelona e Real Madrid acabaram eliminados nas oitavas.

Dois anos depois, apenas o Valencia conseguiu chegar às quartas. Já Liverpool, Chelsea e Manchester United representaram a Inglaterra -- os três times conseguiram a classificação à semifinal da Lida dos Campeões.

Em 2008, um recorde: quatro ingleses foram às quartas, com o Barcelona entre os oito melhores. Pela segunda vez consecutiva, três equipes da Inglaterra. Chelsea e Manchester United, depois, disputaram o título, na terceira final da história da competição entre times do mesmo país (o Real Madrid enfrentou o Valencia na decisão de 2000 e o Milan derrotou a Juventus três anos depois).

A boa fase inglesa foi mantida nos anos seguintes, com quatro representantes em 2009, dois em 2010 e três em 2011. Nas últimas três edições, porém, a fonte secou. Apenas o Chelsea chegou às fases mais decisivas em 2012 -- na ocasião, conquistou o título. Em 2013, nenhum inglês disputou uma vaga da semifinal. No ano seguinte, o país foi representado por Chelsea e Manchester United.

A Espanha segue por outra via. Nos últimos dois anos, Real Madrid e Barcelona tiveram companhia nas quartas de final. O Malaga chegou à façanha em 2013. O Atlético de Madri, como na edição atual, conseguiu o feito na temporada passada.

Confira o placar Inglaterra x Espanha nas quartas da Liga dos Campeões

2005 (2 x 0)
Chelsea
Liverpool

2006 (2 x 1)
Arsenal
Barcelona
Villarreal

2007 (3 x 1)
Chelsea
Liverpool
Manchester United
Valencia

2008 (4 x 1)
Arsenal
Chelsea
Liverpool
Manchester United
Barcelona

2009 (4 x 2)
Arsenal
Chelsea
Liverpool
Manchester United
Barcelona
Villarreal

2010 (2 x 1)
Arsenal
Manchester United
Barcelona

2011 (3 x 2)
Chelsea
Manchester United
Tottenham
Barcelona
Real Madrid

2012 (1 x 2)
Chelsea
Barcelona
Real Madrid

2013 (0 x 3)
Barcelona
Malaga
Real Madrid

2014 (2 x 3)
Chelsea
Manchester United
Atlético de Madri
Barcelona
Real Madrid