Topo

Em revanche da Copa, Inglaterra arranca empate contra a Itália fora de casa

Do UOL, em São Paulo

31/03/2015 17h35

A Itália perdeu a chance de se recuperar do tropeço contra a Bulgária nas eliminatórias da Eurocopa ao ceder o empate à Inglaterra nos minutos finais do amistoso disputado no Juventus Stadium, em Turim, nesta terça-feira. Com o resultado, as duas equipes seguem sem perder após o fracasso na Copa do Mundo. O gol italiano foi marcado por Pellè, no primeiro tempo. Townsend empatou a 12 minutos no apito final.

O jogo também marcou o encontro dos rivais após a partida de estreia do Mundial 2014. Na ocasião, os italianos levaram a melhor. A vitória por 2 a 1, entretanto, não evitou a desclassificação na primeira fase. Os ingleses, por sua vez, também foram eliminados na fase de grupos.

O time inglês segue tranquilo nas eliminatórias da Euro. Com 100% de aproveitamento em cinco jogos, a Inglaterra é líder do Grupo E. A cinco rodadas do fim do torneio qualificatório, o English Team tem seis pontos de vantagem sobre Eslovênia e Suíça, que dividem a vice-liderança. Já a Itália, com 11 pontos, ocupa a segunda colocação no Grupo H, dois pontos atrás da Croácia.

No amistoso, Harry Kane, que estreou com um gol contra a Lituânia na última sexta-feira, começou a partida entre os titulares. O artilheiro da Premier League, porém, não conseguiu deixar a sua marca. Pelo lado da Itália, o atacante brasileiro Éder, naturalizado italiano, também ganhou uma chance no time de Antonio Conte. O jogador também passou em branco -- na partida contra a Bulgária, o jogador da Sampdoria, marcou o gol do empate. 

Fases do jogo
A Inglaterra começou melhor a partida. Aos oito minutos, Rooney teve a primeira chance, mas acabou travado pela defesa da Itália. Pouco depois, a Itália assustou a Inglaterra pela primeira vez: Parolo obrigou Hart a fazer boa defesa ao chutar de fora da área.

Aos 16, Darmian escapou pelo lado esquerdo e crzou para Éder. Jagielka cortou o cruzamento antes de o brasileiro chegar na bola. No lance seguinte, após a cobrança de escanteio, Chiellini cabeceou para fora.

A resposta inglesa foi quase imediata. Depois de a zaga italiana afastar o perigo na área, Rooney acertou o travessão ao finalizar de primeira na entrada da área. Aos 28 minutos, a Itália abriu o placar. Chiellini fez boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para Pellè, que desviou a bola de leve, sem chances ara o goleiro Hart.

A Itália quase ampliou no começo da segunda etapa. Após boa defesa de Hart, Pellè, com liberdade, chutou para fora e perdeu a chance de ampliar o placar. Rooney quase conseguiu empatar aos 26, mas parou em Buffon. O camisa 10 recebeu na entrada da área e soltou a bomba. O goleiro italiano conseguiu salvar a Itália.

A Inglaterra seguiu na pressão. Pouco depois, Kane foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. Rooney desviou, mas a bola passou rente à trave direita do gol. De tanto perseguir o gol, os ingleses conseguiram empatar. Aos 34, Townsend  bateu forte da entrada da área e venceu Buffon. O goleiro italiano ainda salvou a Itália duas vezes, em finalizações de Rooney e Kane.

O melhor: Pellè - O atacante mostrou oportunismo ao desviar de cabeça o cruzamento de Chiellini. A movimentação de Pellè ajudou a Itália a criar as principais chances de gol.

O pior: Jagielka - O zagueiro inglês deu bobeira na marcação e deixou Pellè livre para marcar o gol italiano.

Chave do jogo: A Itália soube aproveitar bem o mando de campo. Jogando em Turim, o time italiano também soube aproveitar as chances que teve ao abrir o placar ainda no primeiro tempo. Na etapa final, o time se segurou na defesa e contou com a boa atuação de Buffon para vencer a Inglaterra

Para lembrar:
Além de derrotar a Inglaterra na Copa do Mundo 2014, a Itália eliminou a equipe inglesa na Eurocopa 2012. Após um empate sem gols, os italianos fizeram 4 a 2 na decisão por pênaltis. No Mundial de 1990, a Itália voltou a vencer a Inglaterra (2 a 1) na decisão do terceiro lugar.