Topo

Zagueiro brasileiro bomba como surpresa do Fifa 16 e se vê como jogador top

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

29/09/2015 06h00

Se você quando escuta o nome Naldo, só pensa em uísque ou água de coco é bom se informar melhor. Ou começar a jogar videogame. Não tem nada a ver com o cantor de funk. Naldo é o zagueiro brasileiro do Wolfsburg, da Alemanha, que está bombando no Fifa 16.

Ele pode não estar entre os boleiros mais badalados do mundo, não jogar no Barcelona ou Real Madrid e não ser conhecido pelo grande público, mas Naldo está no nível de Cavani e Ángel Di María no jogo. É nada menos que o terceiro melhor brasileiro no ranking com nota 85, apenas três pontos a menos que Neymar e Thiago Silva. Naldo deixa para trás selecionáveis como Hulk, Daniel Alves e David Luiz.

Em nível mundial, o zagueiro ocupa a 43ª colocação entre os maiores atletas do planeta e é considerado o sétimo melhor zagueiro do mundo entre os amantes de Fifa. Aparece à frente de gente graúda como Piqué e Mascherano.

O atleta do Wolfsburg não faz o tipo viciado em videogame e só joga para fazer companhia para o filho, mas ficou feliz com a ‘eleição’. No entanto, não se diz surpreso. Naldo se vê sim como top em sua posição, apenas não tão conhecido porque joga em um clube médio da Alemanha e não atua na seleção brasileira.

“Fiquei feliz com essa divulgação, de estar entre os 50 melhores, e nosso time apareceu bem no ano passado. Fiquei muito feliz com isso, estou fazendo uma excelente temporada e é muito bom ser lembrado entre os grandes”.

“Claro que alguns jogadores são muito mais conhecidos que eu, até porque eles jogam em suas seleções, jogam em times grandes do futebol europeu. Mas o ranking é páreo com o que tu faz no campeonato, vai de acordo com seu desempenho em campo. No videogame não existe nome, se tu está bem e fizer sua parte em campo, vai ter destaque e vai ser lembrado tanto em time grande ou médio. Isso me deixa muito feliz”.

Nas redes sociais, muitos fãs ironizam o status do zagueiro, especialmente após ele ter estado em campo na goleada do Wolfsburg para o Bayern de Munique por 5 a 1 na semana passada.

“Naldo, o zagueiro da equipe que sofreu cinco gols em dez minutos, tem 85 no Fifa 16”, disse Victor. Já Yair Max afirmou não entender os critérios de seleção. “Ainda estou confuso. Como Naldo conseguiu 85 no Fifa???”. “Naldo com overall 85 e Castán com 82. Qual o problema do FIFA?”, se perguntou Felipe Arce.

Apesar das críticas, Naldo acredita que a boa colocação faz jus ao seu bom momento em campo. Na temporada passada, de fato ele brilhou. Foi um dos destaques do time vice-campeão do Campeonato Alemão e entrou para a seleção do torneio. Ele ainda foi importante no ataque com seis gols e duas assistências. Não à toa, aparece com uma das notas mais altas entre os zagueiros no quesito chute do Fifa (69), além de ter o terceiro melhor desempenho defensivo (88).

Apesar dos números, Naldo não está entre os cotados para uma vaga na seleção brasileira. Ele chegou a disputar a Copa América de 2007 sob o comando de Dunga, mas não teve mais chances. O zagueiro de 33 anos acredita que a seleção não gosta de jogadores mais experientes.

“Infelizmente na nossa seleção conta muito a idade, e isso é o diferencial de equipes como Alemanha e Itália. Se o jogador está mostrando dentro de campo ele é chamado, o Klose foi para a Copa do Mundo com 35 anos. No Brasil pensam muito no futuro, na idade. Seleção tem que pensar no momento. Na Alemanha sempre me perguntam porque estou fazendo uma excelente temporada e não recebo uma chance, é difícil dizer. Claro que se o Dunga olhar com carinho vou querer vestir a camisa da seleção. Quem sabe as notas do Fifa me ajudam?”.