Topo

OPINIÃO

Mauro: "Jogadores não se manifestam nem quando o calo deles aperta"

Do UOL, em São Paulo

07/05/2020 04h00

Enquanto dirigentes e até mesmo o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), falam sobre um possível retorno do futebol em meio à pandemia do novo coronavírus, são poucos os jogadores que se manifestam sobre o assunto que diz respeito a eles próprios.

No podcast Posse de Bola #31, o jornalista Mauro Cezar Pereira afirma que a falta de declarações de jogadores do futebol não é uma exclusividade do Brasil e cita exemplos em outros países.

"O Aguero, numa entrevista à imprensa argentina, falou da volta da Premier League, que ele estava preocupado, foi o único. Na Premier League também, os jogadores não falam nada, os daqui então nem se fala, parece que eles não são parte interessada, e são a parte mais interessada", afirma Mauro Cezar (disponível no vídeo acima a partir de 40:35).

"Ninguém se manifesta. Se manifesta por conta de reality show, se manifesta por causa de alguma coisa irrelevante, nada contra, você pode se manifestar sobre aquilo que você quiser, inclusive política. Mas o que interessa diretamente a eles, é incrível que eles não se manifestem. E eu acho que isso é reflexo também não só de uma acomodação de grande parte da categoria, desencoraja aqueles, digamos mais engajados e que talvez ficam intimidados, o cara fica pregando no deserto, só ele vai dar a cara a tapa, outros não vão acompanhar", completa o jornalista.

Além da acomodação da categoria, Mauro também critica a forma como os dirigentes blindam os jogadores para que sejam entrevistados apenas pelos canais oficiais dos clubes.

"O jogador só fala se o clube autorizar, não pode dar entrevista, só fala para a TV do clube, isso é no mundo inteiro, porque vende-se direito de imagem. Então, cria-se uma geração de jogadores teleguiados que parecem não ter vida própria. Nem quando o calo deles está apertado, eles não falam, ninguém se manifesta", finaliza.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.