Topo

OPINIÃO

Juca Kfouri: "Pior do que ter futebol sem torcida, é não ter futebol"

Do UOL, em São Paulo

19/05/2020 04h00

Enquanto a bola ainda não pode rolar no Brasil devido à pandemia do novo coronavírus, o Campeonato Alemão foi a primeira grande liga a ter a retomada dos jogos no último fim de semana, seguindo protocolos de segurança que proíbem a presença de torcedores nos estádios, além de recomendações de distanciamento entre os reservas, sem abraços em comemorações de gols, instruções que foram seguidas pelos jogadores, ou quase.

No podcast Posse de Bola #33, o jornalista Juca Kfouri conta que acompanhou praticamente todos os jogos disputados na Alemanha no fim de semana e, mesmo não gostando de ver jogos de futebol sem torcida, conseguiu ignorar este fator por poder ver novamente um jogo ao vivo.

"Eu estava com tanta vontade de ver futebol, que relevei o fato de o estádio estar vazio, mas eu temia que os jogos fossem com o gosto de chupar bala com papel, e não achei que tivesse sido. É capaz de que com a continuidade passe a ser, mas eu queria tanto ver futebol sem saber o resultado, que eu acabei abstraindo completamente o fato de os estádios estarem vazios", afirma Juca.

"Depois eu li depoimentos de treinadores e de jogadores lamentando o estádio vazio, é absolutamente compreensível, mas te confesso que eu tinha tanta vontade de ver um jogo, que eu não senti falta do torcedor, pior do que futebol sem torcida, é não ter futebol", completa o jornalista.

Para Juca, o próprio Borussia Dortmund, que tem a 'Muralha Amarela', com sua torcida, não se demonstrou afetado com a atuação que teve no clássico diante do rival Schalke 04, vencendo por 4 a 0.

"Positivo, principalmente por parte do Borussia Dortmund, o ímpeto, não parecia que aquele fantástico estádio sem a 'Muralha Amarela', não parecia que aquele estádio estava vazio. A gana com que o Borussia Dortmund jogou, a competitividade do jogo do Borussia Dortmund, que fazia, digamos, o jogo mais importante, porque era o primeiro no sábado e para não permitir que o Bayern de Munique se distanciasse [na liderança], coisa que aconteceu, embora o Bayern de Munique tenha mantido os quatro pontos no domingo", diz Juca.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.