Topo

OPINIÃO

Arnaldo: "Bélgica em 2018 foi um bofetão, mas sem requintes de crueldade"

Do UOL, em São Paulo

05/06/2020 04h00

Derrotada por 7 a 1 pela Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, a seleção brasileira teve em sua participação mais recente em Mundiais a eliminação para a Bélgica nas quartas de final na Rússia-2018, quando Tite fez sua primeira participação como técnico em Copas. Para Arnaldo Ribeiro, há uma relação entre estas duas derrotas da equipe nacional.

No podcast Posse de Bola #35, Arnaldo analisa o revés para os belgas e vê o time brasileiro em uma situação semelhante ao modo como atuou contra a Alemanha quatro anos antes, um domínio tático dos europeus, mas desta vez sem goleada.

"Guardando às proporções, a gente tomou um bofetão também, nós brasileiros, na última Copa, na derrota para a Bélgica, que não foi uma goleada, mas o início do jogo foi também uma surpresa completa", afirma Arnaldo (disponível no vídeo acima a partir de 51:23).

"Teve muita gente, inclusive colegas, colocando os melhores momentos de Brasil e Bélgica mostrando os gols que o Brasil perdeu, como se o Brasil tivesse perdido mil chances e pudesse ter vencido aquela partida. Beleza, tudo aquilo depois de 2 a 0, de o Brasil não ter entendido como o adversário ia jogar nos primeiros 30 minutos, é mais ou menos o que aconteceu no 7 a 1, sem o requinte de crueldade", completa o jornalista.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.