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OPINIÃO

Mauro Cezar: "Estratégia do Flamengo com MP da TV é discutível"

Do UOL, em São Paulo

24/06/2020 04h00

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), assinou a Medida Provisória 984 na última semana, que foi chamada de MP do Flamengo devido à articulação do presidente flamenguista Rodolfo Landim para que o clube mandante passe a ter o direito sobre a transmissão de jogos de futebol. A repercussão foi dividida entre os dirigentes dos demais times.

No podcast Posse de Bola #38, o jornalista Mauro Cezar Pereira analisa a participação do Flamengo na formulação da MP, cita exemplos de como funciona a distribuição de direitos de transmissão em outros países e considera a estratégia do Rubro-Negro discutível.

"A maior receita do Flamengo tem sido, nos últimos anos, a da televisão. Diminuiu em percentual em 2019 porque a premiação foi muito alta devido às conquistas. Isso dividiu um pouco mais o bolo, mas a grana certa que o Flamengo recebe maior é da televisão. No mundo inteiro as pessoas ainda veem futebol mais pela televisão. Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Liverpool, Bayern de Munique, Juventus, todos os grandes clubes da Europa vendem ainda direitos para a televisão", explica Mauro (disponível no vídeo acima a partir de 18:05).

O jornalista acredita que poderia funcionar melhor se o Flamengo procurasse outras equipes e liderasse uma negociação para a formulação da MP junto ao governo federal e que, da forma como foi feito, o clube pode ter algum prejuízo no embate com a Globo

"Foi uma coisa totalmente com caráter individual e apostando em algo que é extremamente arriscado. Vamos imaginar o seguinte uma emissora de televisão, qualquer uma, pode ser a Globo ou outra, 'vamos comprar os direitos de todos os times da Série A, menos do Flamengo'. Ela vai mostrar 19 jogos do Flamengo e não paga um centavo ao Flamengo, zero, e mostra metade dos jogos. Metade não é pouco, TV aberta o ano passado mostrou 12 jogos do Flamengo. Isso de TV aberta, claro, você pode negociar para pay-per-view, TV fechada", afirma Mauro Cezar.

Mauro também comenta a negociação do Flamengo com a Globo em relação ao Campeonato Carioca, que o clube foi o único a não fazer algum acerto e acabou privando torcedores de ver os jogos, além de deixar de ganhar um valor considerável até se comparado ao do novo patrocínio anunciado pelo rubro-negro.

"Essas estratégias são muito discutíveis, o Flamengo está rasgando R$ 18 milhões? Ele peitou o Globo, mas ganhou o que com isso? Poderia falar 'Globo, vou assinar esse ano, mas é o último ano, para o ano que vem a gente tem que rever o campeonato, chamar a federação'. Aí, seria correto na minha opinião, brigar com a federação. 'Olha, esse campeonato não pode ser esse negócio, é uma porcaria, tem que fazer um campeonato que possa me render mais, eu não posso ter um time que eu tenho com Gabigol e seus blue caps aqui, caro para caramba, para jogar essas partidas aqui inócuas'", conclui.

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