O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), assinou a Medida Provisória 984 na última semana, que foi chamada de MP do Flamengo devido à articulação do presidente flamenguista Rodolfo Landim para que o clube mandante passe a ter o direito sobre a transmissão de jogos de futebol. A repercussão foi dividida entre os dirigentes dos demais times.
No podcast Posse de Bola #38, o jornalista Mauro Cezar Pereira analisa a participação do Flamengo na formulação da MP, cita exemplos de como funciona a distribuição de direitos de transmissão em outros países e considera a estratégia do Rubro-Negro discutível.
"A maior receita do Flamengo tem sido, nos últimos anos, a da televisão. Diminuiu em percentual em 2019 porque a premiação foi muito alta devido às conquistas. Isso dividiu um pouco mais o bolo, mas a grana certa que o Flamengo recebe maior é da televisão. No mundo inteiro as pessoas ainda veem futebol mais pela televisão. Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Liverpool, Bayern de Munique, Juventus, todos os grandes clubes da Europa vendem ainda direitos para a televisão", explica Mauro (disponível no vídeo acima a partir de 18:05).
O jornalista acredita que poderia funcionar melhor se o Flamengo procurasse outras equipes e liderasse uma negociação para a formulação da MP junto ao governo federal e que, da forma como foi feito, o clube pode ter algum prejuízo no embate com a Globo
"Foi uma coisa totalmente com caráter individual e apostando em algo que é extremamente arriscado. Vamos imaginar o seguinte uma emissora de televisão, qualquer uma, pode ser a Globo ou outra, 'vamos comprar os direitos de todos os times da Série A, menos do Flamengo'. Ela vai mostrar 19 jogos do Flamengo e não paga um centavo ao Flamengo, zero, e mostra metade dos jogos. Metade não é pouco, TV aberta o ano passado mostrou 12 jogos do Flamengo. Isso de TV aberta, claro, você pode negociar para pay-per-view, TV fechada", afirma Mauro Cezar.
Mauro também comenta a negociação do Flamengo com a Globo em relação ao Campeonato Carioca, que o clube foi o único a não fazer algum acerto e acabou privando torcedores de ver os jogos, além de deixar de ganhar um valor considerável até se comparado ao do novo patrocínio anunciado pelo rubro-negro.
"Essas estratégias são muito discutíveis, o Flamengo está rasgando R$ 18 milhões? Ele peitou o Globo, mas ganhou o que com isso? Poderia falar 'Globo, vou assinar esse ano, mas é o último ano, para o ano que vem a gente tem que rever o campeonato, chamar a federação'. Aí, seria correto na minha opinião, brigar com a federação. 'Olha, esse campeonato não pode ser esse negócio, é uma porcaria, tem que fazer um campeonato que possa me render mais, eu não posso ter um time que eu tenho com Gabigol e seus blue caps aqui, caro para caramba, para jogar essas partidas aqui inócuas'", conclui.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.
Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.