Topo

OPINIÃO

Mauro: Dome vai ter que encontrar tempo para corrigir a defesa do Flamengo

Do UOL, em São Paulo

03/11/2020 04h00

O Flamengo teve sua sequência sem derrotas quebrada pelo São Paulo no domingo, ao perder por 4 a 1 em pleno Maracanã, em jogo no qual o Rubro-negro perdeu dois pênaltis, apresentou falhas defensivas e teve o técnico Domènec Torrent irritado com perguntas na entrevista coletiva após a partida.

No podcast Posse de Bola #70, Mauro Cezar Pereira analisa o desempenho do Flamengo em campo, as falhas no sistema defensivo e os pontos que o treinador precisará corrigir mesmo com pouco tempo para trabalhar devido ao calendário de jogos.

"A defesa erra demais, aí é a tarefa dele arrumar a defesa. Não tem tempo, eu concordo, mas ele vai ter que encontrar tempo, não tem outro jeito. Porque a defesa errou barbaramente na saída de bola contra o Internacional, não foram só dois erros, foi mais do que isso, foram dois gols, mas cometeu mais erros em saída de bola", diz Mauro Cezar.

"A defesa errou muito, com diferentes escalações, contra o Athletico-PR no segundo tempo no Paraná, quarta-feira, e o Hugo salvou o time de um empate ou até de uma virada. Finalizaram de pênalti, dentro da área, de virada, tudo quanto era jeito e. O Hugo fez grandes intervenções. E falhou demais ontem, com o Gustavo Henrique em especial", completa.

O jornalista também cita erro de marcação do atacante Bruno Henrique, que em sua análise era o jogador responsável por acompanhar Tchê Tchê no momento em que o jogador improvisado como lateral direito do São Paulo chegou sozinho para marcar o primeiro gol do time de Fernando Diniz.

"No primeiro gol, quem falha para mim é o Bruno Henrique. O Tchê Tchê finaliza sozinho e quem tem que acompanhar é o ponta esquerda, o Tchê Tchê estava de lateral. O Bruno Henrique chega de Uber meia hora depois. Tchê Tchê estava fazendo o gol e ele estava correndo para não chegar, trotando", diz Mauro Cezar.

"Isso é trabalho do técnico, é o 'tá mal Arão', a cobrança que o Jesus fazia. O cara tem que saber que ele tem que acompanhar, o Bruno Henrique não faz esse papel. Contra o Santos, naquele gol anulado em que o Pará entra nas costas dele sozinho e cruza, gol do Raniel que foi anulado com a intervenção do árbitro de vídeo, foi a mesma coisa", completa.

Além dos erros em saída de bola, Mauro também afirma que o zagueiro Gustavo Henrique não poderia cometer a falha no gol de Brenner e nem fazer o pênalti que fez no segundo tempo.

"O Gustavo Henrique é uma preferência dele [Dome], ele errou contra o Internacional na saída de bola, errou ontem [domingo] ridiculamente na bola em que ele rebateu nos pés do Brenner no primeiro tempo, um zagueiro daquele tamanho rebater a bola para frente da área, primário, erro básico, ele tem que cobrar, tem que ver o que está acontecendo. O pênalti foi um negócio patético de zagueiro, beque da roça, chutando tudo o que estava pela frente", afirma o jornalista

"Acho que o Domenec precisa consertar os problemas defensivos do time, pênalti ele tem que definir quem bate, o ponta esquerda dele não pode deixar de acompanhar o lateral, tem que acompanhar o lateral, são problemas evidentes que acho que não são atenuados nem pelos desfalques e tampouco pelos pênaltis perdidos", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.