Topo

OPINIÃO

Mauro: "São Paulo teve sequência favorável, agora acabou a carne assada"

Do UOL, em São Paulo

11/12/2020 17h09

Líder do Campeonato Brasileiro, o São Paulo não perde desde o dia 3 de setembro e chega para o clássico diante do Corinthians tendo quatro vitórias consecutivas nos jogos contra Bahia, Goiás, Sport e Botafogo, mas terá pela frente, além do rival, jogos com Atlético-MG, Fluminense e Santos para tentar manter a dianteira na busca pelo título.

No podcast Posse de Bola #81, Mauro Cezar Pereira destaca o aproveitamento do São Paulo no período com adversários que estão na segunda metade da classificação no Brasileirão e vê como maior desafio para o time de Fernando Diniz manter o bom aproveitamento nos próximos jogos, contra equipes mais fortes.

"O São Paulo teve uma sequência muito favorável, todos os últimos adversários eram de times da zona de rebaixamento e das imediações da zona de rebaixamento ou da metade de baixo, até o Ceará quando enfrentou o São Paulo, ele que agora é nono, estava lá para baixo no momento em que os dois times se enfrentaram, então o São Paulo tirou proveito de um momento bom da tabela, o que é absolutamente natural, isso não caracteriza nenhuma vantagem, a tabela é assim", diz Mauro Cezar.

"Só que agora acabou a carne assada, agora vai ter que roer osso, e para ser campeão tem que roer o osso, ninguém ganha campeonato de pontos corridos no Brasil ou em ligas minimamente competitivas, sem roer um ossinho, então tem o Corinthians, tem o Atlético-MG, depois tem Grêmio na semifinal da Copa do Brasil, tem esses jogos aí ainda intercalados, os jogos são pesados, o Fluminense, outra vez o Grêmio, o Red Bull Bragantino fora de casa, que hoje já está em uma situação melhor do que quando era um dos últimos do campeonato", completa.

Mauro Cezar aponta que até o dia 24 de janeiro, quando enfrenta o Coritiba, também um time que briga para não cair, o São Paulo terá adversários fortes, por outro lado, clubes que tentam rivalizar na disputa pelo título brasileiro também precisarão de um aproveitamento melhor para uma aproximação no caso de tropeços do time de Diniz.

"Paralelamente, o Atlético-MG que é um dos que vão enfrentar o São Paulo nessa leva, o Flamengo e os demais, que estão tentando alcançá-lo, terão que fazer campanha de 100% ou quase isso nesse período para que quando chegar na reta final do campeonato, quando chegar em 24 de janeiro, para usar essa mesma data como referência, para estarem ali juntos na frente ou muito próximos, podendo ultrapassar, esse é o momento mais decisivo", afirma o jornalista.

Outra dificuldade que o time pode ter é na aproximação dos jogos com o Grêmio pela Copa do Brasil pelo fato de ser uma competição de mata-mata, que não permite poupar esforços para segurar um resultado, citando como exemplo o Santos contra o mesmo Grêmio pela Libertadores na última quarta-feira (9).

"A questão não é o Corinthians, serão as semanas dos jogos com o Grêmio, porque esses jogos de mata-mata são jogos que você não consegue administrar. No Brasileiro, mesmo domingo, o São Paulo pode fazer um 2 a 0 e aí consegue até o segundo tempo segurar um pouco a onda, toca a bola, descansa o Daniel Alves se quiser e garante os 3 pontos, é possível", diz Mauro Cezar.

"No mata-mata isso é muito difícil, vide o jogo do Santos contra o Grêmio, segurando 1 a 0 até o final, fazendo um bom jogo, aí no final pinta lá um VAR, um pênalti e 1 a 1, mudou completamente o confronto. Esse vai ser o período realmente de teste, de grande exigência para estratégia do São Paulo, para o Fernando Diniz, para os jogadores, para tudo isso", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL