Topo

OPINIÃO

Mauro: "Se não cabe no orçamento, Flamengo não deve renovar com goleiro"

Do UOL, em São Paulo

11/12/2020 17h50

Um dos destaques do Flamengo na campanha dos títulos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores em 2019, o goleiro Diego Alves está próximo de se despedir do clube após não conseguir um acerto na negociação pela renovação de contrato, tendo inclusive proposta para retornar ao futebol europeu para atuar em 2021.

No podcast Posse de Bola #81, Mauro Cezar Pereira afirma que, caso seja procedente o pedido d aumento do goleiro e o Flamengo considere que o valor não esteja dentro de seu orçamento, a diretoria do clube toma a decisão correta ao não renovar o contrato.

"Pelo que eu apurei também, me parece uma decisão acertada. Eu vejo os torcedores do Flamengo clamando 'renova com ele' e não concordo, o Diego Alves é um goleiro que vai fazer 36 anos em junho do ano que vem, é um goleiro que tem um histórico recente de lesões, já está na história do clube, ganhou títulos importantes, mas se, de fato, como eu apurei, ele tem o direito de pedir um salário maior, mas se ele quer ganhar mais 25%, e o Flamengo acha que isso não está no seu orçamento, então que não se renove o contrato", diz Mauro Cezar.

"Porque se você aumentar 1/4 do salário do goleiro, você vai ter a mesma cobrança de todos os demais atletas quando chegar a hora de renovar, e um ano que você tem uma queda de receitas, então se o clube acha que está fora do orçamento, eu não vou ficar aqui dizendo 'renova de qualquer jeito', o que é uma contradição, ainda mais quem vive, como eu, batendo na tecla de que os clubes têm que ser geridos com responsabilidade", completa.

O jornalista cita o caso da compra de Pedro, que o Flamengo anunciou esta semana para a permanência do atacante na Gávea com um contrato válido até 2025, e explica que tratam-se de casos bastante distintos, considerando a possibilidade de recuperação do investimento.

"O Pedro é um jogador jovem, um investimento que vai te dar retorno técnico e você pode vendê-lo depois para a Europa ou para um mundo desses Árabes, seja o que for, mais tarde, por uma bela quantia, então é um jogador que você faz o investimento e o Diego é o contrário, é um goleiro que já passou por toda a sua ótima carreira, vai fazer 36 anos, então se ele tem uma proposta de fora, acho que tudo bem, que ele siga o caminho dele", diz Mauro Cezar.

"Acho que ele é importante, fará falta, mas também não acho que faça sentido falar que clubes têm que ser administrados de forma responsável, aí fulano quer ganhar um aumento e 'aumenta, contrata, renova e que se dane', os clubes são geridos no Brasil assim há muito tempo, e no caso do Diego Alves eu acho que já é um goleiro que eu não sei o que ele tem a oferecer no médio prazo, dois anos de contrato ele quer, será que vale à pena? Não sei, tenho realmente dúvidas técnicas quanto a isso", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL