O Palmeiras venceu o River Plate por 3 a 0 em Avellaneda, na primeira partida pela semifinal da Libertadores, e abriu vantagem considerável para o jogo da próxima terça-feira, no Allianz Parque, sabendo aproveitar as chances que teve para desestabilizar o time argentino depois de um início de jogo no qual foi pressionado e salvo pelo goleiro Weverton.
No podcast Posse de Bola #89, Juca Kfouri lembra que avisou na última semana que o Palmeiras não deveria tentar jogar de igual para igual com o time argentino e diz que o time comandado por Abel Ferreira fez bem justamente ao seguir essa estratégia de não tentar igualar o jogo, esperando pelo adversário e explorando as jogadas em velocidade.
"O Palmeiras fez tudo o que tinha que fazer e contou com a sorte. O Palmeiras não jogou com o River de igual para igual, o Palmeiras foi humilde em reconhecer que era inferior ao River, levou um sufoco 20 minutos, não tomou dois ou três gols ali por detalhe e porque o Weverton fez uma defesaça, numa bola com o Carrascal, e aí teve a bobagem do Armani, que entrega o gol que entregou para o Rony", diz Juca.
"A partir desse momento, a gente viu uma vulnerabilidade no River que nós não estávamos acostumados a ver, o time se descontrolou evidentemente, o time perdeu o equilíbrio e aí o Palmeiras acabou fazendo do River como você faz com o peixe bem pescado e vai tirando postas, e o Palmeiras fez isso brilhantemente, uma vitória irretocável", completa.
O jornalista afirma que não dá para minimizar ou contestar a vitória do Palmeiras, mas reforça que a estratégia do time alviverde não foi a de encarar os argentinos de igual para igual. Mesmo que o placar mostre a vitória por 3 a 0, o time teve menos a bola e não jogou o tempo todo pressionando o adversário, mas explorando os erros cometidos.
"Você querer minimizar a vitória do Palmeiras é um absurdo, você vai lá na cidade do River, não no campo do River, mas na cidade do River, e mete 3 a 0 naquele que é por todas as razões o time que está jogando o melhor futebol na América do Sul, não há como você minimizar ou contestar. Agora, há sim que ser realista e não querer transformar isso numa coisa que o jogo não foi, o jogo não denotou uma superioridade do Palmeiras", afirma Juca.
"Não espero outra coisa que não seja a classificação do Palmeiras. O Palmeiras não se classificar será uma coisa catastrófica, porque pode perder por dois gols de diferença, mas não dou como liquidado que o River venha apenas para cumprir tabela. O River pode perfeitamente ganhar do Palmeiras, não será nenhuma surpresa se o River ganhar do Palmeiras. E eu quero enfatizar aquilo que eu disse e que alguns acham que me desmoraliza, o Palmeiras não jogou de igual para igual e fez muito bem", conclui.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.
Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.