Topo

ANÁLISE

Arnaldo: Palmeiras tem mais opções, Santos terá que ser brilhante novamente

Do UOL, em São Paulo

29/01/2021 19h00

Palmeiras e Santos decidem amanhã, às 17h, o título da Libertadores no Maracanã, com o time de Abel Ferreira tendo como força o elenco, que eliminou na semifinal o River Plate, enquanto o de Cuca tem contado com o brilho e jogadores como Marinho e Soteldo, fundamentais na campanha do time para a chegada até a final diante de adversários campeões como LDU, Grêmio e Boca Juniors.

No podcast Posse de Bola #95, Arnaldo Ribeiro cita o calor do Rio de Janeiro, o jogo único e as opções do elenco para apontar ligeiro favoritismo para o Palmeiras na decisão diante do Santos, mas com um jogo imprevisível por ter características diferentes das fases anteriores, jogadas à noite, com temperatura inferior, no meio de semana e com jogos de ida e volta.

"Tem um ingrediente a mais aí que eu acho que vai prejudicar o jogo, que é a temperatura. Nós estamos com a previsão de 33º C na hora do jogo, 17h no Rio de Janeiro, está fazendo um calor insano em boa parte do país e no Rio de Janeiro, sobretudo nessa semana, então para você ter e é um jogo só, uma cartada só", afirma Arnaldo.

Para o jornalista, o Palmeiras deve entrar em campo já preparado para inibir a tentativa do Santos de abrir vantagem nos minutos iniciais, como fez nos jogos anteriores.

"Eu acho que não dá para antecipar como é que vai ser a configuração, mas dá para imaginar que o Palmeiras se preparará para uma eventual blitz do Santos, que o Santos fez isso em algumas partidas, contra LDU lá, contra Boca e Grêmio, o Santos no início tentou já pressionar para fazer o gol. Então acho que o Palmeiras vai se preparar para isso, não deve permitir ou vai criar alguma alternativa para escapar", diz Arnaldo.

"Pela circunstância, temperatura, jogo único, situação, as características de cada elenco, eu acho que o Palmeiras tem mais alternativas para uma partida só do que o Santos. Não tem só o plano A. O Santos tem um plano A definido, depende muito do Marinho e do Soteldo, a inspiração, da partida irrepreensível que o Lucas Veríssimo já fez algumas vezes, mas o Santos não tem no banco uma situação 'vou mudar'. O Palmeiras pode ter o Rony ou Willian no banco, Raphael Veiga jogando ou no banco, pode ter o Patrick de Paula jogando ou no banco, tem até o Felipe Melo no banco", completa.

Com as condições postas no Maracanã, Arnaldo acredita que, para ser campeão, o Santos deva mais uma vez ser brilhante como conseguiu nos confrontos anteriores sob o comando do técnico Cuca.

"O Palmeiras, para uma partida só, com essa característica, ele tem mais opções, então eu acho que o Santos terá que ser brilhante de novo para ser campeão, como foi tantas vezes nessa Libertadores. A questão da intensidade que a gente viu em várias partidas desses dois times no campeonato não será a mesma, até porque o jogo será disputado em um final de tarde, não é à noite, no meio de semana, com outro tipo de situação e isso influi, está prevista até a hidratação, mesmo com o jogo sendo às 17h", diz o jornalista.

"Pela partida única, que eu não gosto, sem torcida, isso diminui um pouco, mas eu prefiro dois jogos, esse é o espírito da Libertadores, lá e cá, é a característica do campeonato. Não gosto nem de final única na Champions League. Eu entendo que o Palmeiras tem um ligeiro favoritismo", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.