Topo

ANÁLISE

Juca: Palmeiras tem elenco melhor que o futebol que produziu na temporada

Do UOL, em São Paulo

16/02/2021 04h00

O Palmeiras chega à reta final da temporada 2020 acumulando número elevado de jogos e também resultados, como os títulos do Campeonato Paulista e da Libertadores, tendo ainda em disputa a decisão da Copa do Brasil diante do Grêmio. Tudo isso depois de fraca participação no Mundial de Clubes, no Qatar, quando fez a pior campanha de um sul-americano e terminou em quarto lugar. De volta ao Brasil, o time jogou pelo Brasileirão, no último domingo, e venceu o Fortaleza por 3 a 0, no Allianz Parque.

No podcast Posse de Bola #100, Juca Kfouri analisa o futebol apresentado pelo Palmeiras na temporada e vê mais uma questão conceitual do que de maturidade na forma de jogar do time do técnico português Abel Ferreira. Para o jornalista, o alviverde tem atualmente mais resultados do que futebol, que é inferior ao que o elenco pode produzir.

"Torneio de mata-mata não requer muita maturidade, não requer exatamente aquilo que o campeonato de pontos corridos exige, que é uma regularidade, que é um padrão, isso, de fato, o Palmeiras, ainda com as trocas, não conseguiu manter. O Palmeiras tem um elenco melhor do que o futebol que produziu nessa temporada", diz Juca.

"Agora, se você for olhar o 'resultadismo', caso o Palmeiras ganhe a Copa do Brasil, o que mais você quer? Ganhou o Estadual, ganhou o continental e ganhou uma taça nacional, está de bom tamanho, o futebol não. O futebol ainda, eu acho que deve, mas não é por uma questão de maturidade, é por uma questão de conceito mesmo e até aqui a gente não sabe exatamente o que o Abel Ferreira vai querer fazer do Palmeiras. Se é um time que vai nos encantar ou se é um time apenas para ganhar", completa.

Apesar da análise, Juca reconhece também que a temporada teve uma quantidade de jogos em um período curto de dias para o Palmeiras, o que foge do padrão.

"Acho que é isso, não é uma questão de maturidade, porque esse time do Palmeiras é um time maduro, é um time experiente. Com garotos e tal, mas é um time que tem uma espinha dorsal experiente. Acho que o Palmeiras também foi submetido a jogar durante a temporada toda, todas as competições, não há quem aguente", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.