Topo

Como falso jogador 'do PSG' quase disputou uma Liga dos Campeões

Greg Akcelrod com a camisa do PSG; ele quase foi contratado pelo CSKA Sofia como reserva do time francês em 2009 - Reprodução/Facebook
Greg Akcelrod com a camisa do PSG; ele quase foi contratado pelo CSKA Sofia como reserva do time francês em 2009 Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

19/02/2021 09h32Atualizada em 19/02/2021 21h15

Mentiras no currículo são comuns em qualquer lugar. Enquanto no Brasil até ministros de estado têm erros em seus históricos, na Europa um jogador quase disputou uma Liga dos Campeões alegando ser reserva time principal do Paris Saint-Germain.

Em 2009, o francês Greg Akcelrod esteve muito perto de ser contratado pelo CSKA Sofia como atleta do PSG. A negociação só não se concretizou porque torcedores do clube búlgaro identificaram a mentira no currículo do jogador.

"Fiz o teste dois dias e no domingo o treinador disse ao meu agente que queria me inscrever. Eles tiraram fotos minhas com a camisa oficial do time, eu assinei o contrato, eles postaram no site do CSKA que eu estava assinando", disse ele ao jornal inglês Daily Mail.

"Nenhum dos torcedores do PSG me conhecia. Disseram que era falso, checaram meu site. Mas parte disso era verdade, o vídeo sobre Swindon, por exemplo"

"Mas foram os torcedores do PSG que me descobriram. Durante a noite, um fã do CSKA Sofia entrou em contato com um fórum online do PSG e perguntou: "Estamos prestes a assinar com Greg Akcelrod, o que você acha dele?"

Akcelrod sempre sonhou em ser um jogador de futebol profissional, porém seu nível era "muito ruim", como ele disse na entrevista. Seu futebol medíocre foi suficiente para entrar no time amador do PSG, na quinta divisão francesa.

Greg Akcelrod - Reprodução/Facebook/Greg Akcelrod - Reprodução/Facebook/Greg Akcelrod
Greg Akcelrod fez um ensaio fotográfico recentemente
Imagem: Reprodução/Facebook/Greg Akcelrod

Após a vaga no time francês, o falsário decidiu basear seus passos seguintes em mentiras. Ele criou um site falso para falar dele mesmo como uma promessa do clube parisiense. Ele usou a história do atacante Nicolas Anelka como se fosse a sua, e se apropriou dos feitos do atual treinador das bases do Lille.

Após ter seu sonho de infância frustrado, Akcelrod dedicou-se à carreira de empresário de jogadores, além de ter publicado um livro (Custe o Que Custar, 2021) contando a sua história.

Nas redes, ele comemorou a repercussão que as suas mentiras tiveram na imprensa internacional recentemente além de aproveitar para divulgar o seu livro.

Ontem, jornais de todo o mundo publicaram artigos sobre o meu livro. Ainda assim 99 % dos meus familiares não me aconselharam a escrever. Então segui meus instintos e continuei porque ?'Só há uma coisa que pode tornar um sonho impossível; é o medo de falhar'", escreveu ele.

Hier, des journaux du monde entier ont publié des articles sur mon livre. Pourtant 99% de mes proches m'avaient...

Publicado por Gregoire Akcelrod em Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021