O técnico português Abel Ferreira, do Palmeiras, declarou em entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN, que se espelha em José Mourinho por ele ter conseguido ser campeão europeu com times como Porto e Inter de Milão, e afirmou que "gostaria de ver o Guardiola treinar o Porto".
No podcast Posse de Bola #109, Mauro Cezar Pereira comenta a declaração do treinador e aponta que era outro cenário quando houve a conquista da Liga dos Campeões pelo Porto, em 2004, e discorda de Abel, afirmando que ainda falta a ele apresentar algo novo no futebol brasileiro dentro de campo, além das boas entrevistas fora dele.
"Ele tem muita coisa de técnico brasileiro, primeiro que o Mourinho dirigiu o Porto em 2004, em um outro cenário, outro futebol, é intelectualmente desonesta essa comparação, sério, é uma tentativa de manipular o pensamento das pessoas, só trouxa embarcar essa, e para defender m tipo de jogo que é o que ele faz, é o que o Mourinho faz, é parecido. Cabe a ele mostrar se tem condições de fazer algo diferente, não adianta só jogar com as palavras, tem que fazer no campo", diz Mauro Cezar.
"Até agora o Abel Ferreira nada acrescentou ao futebol brasileiro em termos de jogo, acrescentou à história do Palmeiras títulos, então ele está na história do clube e o torcedor do Palmeiras vai amá-lo, mas nada acrescentou em termos de futebol, nenhuma inovação, nada diferente, tudo muito parecido com o que já se faz aqui, é um cara muito inteligente, muito astuto, foi muito bem nessas entrevistas, bem esperto", completa.
Mauro afirma que o técnico do Palmeiras não pode esperar que Guardiola vá treinar um clube menor como o Porto sendo o espanhol o maior ou ou dos maiores treinadores do futebol mundial hoje.
"Isso aí é uma piada, o maior executivo de uma determinada área não vai trabalhar na empresa de fundo de quintal, porque o cara é o top naquela área. O Guardiola não vai dirigir o Porto porque o Porto é muito pequeno para o Guardiola, como qualquer clube brasileiro é minúsculo para o Guardiola, esse que é o fato", diz o jornalista.
"Agora, o Abel Ferreira é um europeu como o Guardiola, ali da península ibérica, ele poderia inclusive lutar para ser um novo Guardiola e não treinar um time brasileiro, treinar um grande time europeu, coisa que nem o Jorge Jesus conseguiu, que aqui virou uma espécie de um mito, eu não gosto disso, acho que é uma tentativa de manipular pensamentos, de tentar iludir as pessoas, não acho legal, acho muito ruim, e depois de muitos elogios que foram feitos, eu mesmo fiz às entrevistas, isso é um tremendo gol contra", conclui.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).
A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.