Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


OPINIÃO

Posse de Bola #139: Ainda sem jogar o esperado, Palmeiras é forte candidato

Do UOL, em São Paulo

02/07/2021 11h41

Considerados favoritos antes do início do Campeonato Brasileiro, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras venceram seus jogos pela oitava rodada, com o Galo goleando em casa o Atlético-GO, enquanto os outros dois venceram fora de casa Cuiabá e Internacional, respectivamente, no caso do Alviverde, atuando boa parte do segundo tempo com um jogador a menos e mais uma vez conseguindo um gol nos minutos finais.

No podcast Posse de Bola #139, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam os momentos dos três clubes, que jogam desfalcados devido à Copa América, lesões e casos de covid-19 e tentam seguir próximos do líder Red Bull Bragantino, que ontem ficou no empate em 0 a 0 com o Ceará.

Arnaldo ressalta que os pontos das primeiras rodadas disputadas não podem ser desprezados e considera que o Palmeiras pode levar vantagem na competição devido ao tempo que terá a mais para se preparar sem os jogos da Copa do Brasil, além de apontar para o fato de o time estar vencendo sem contar com jogadores que são fundamentais para o técnico Abel Ferreira, casos do goleiro Weverton e o zagueiro Gustavo Gómez, somados à chegada de Dudu, que deverá estar em campo a partir do próximo mês.

"Falando especificamente da projeção do do Palmeiras, com essa gordura de pontos, ela é muito interessante, porque o Palmeiras está jogando sem os seu goleiro, que é um dos poucos goleiros do país que define jogos, o Weverton, está jogando sem seu principal defensor, o Gustavo Gómez, jogando sem o que foi o seu principal jogador dos últimos cinco anos, o Dudu. Então, se você pega essa gordurazinha de pontos do Palmeiras, coloca em projeção com a volta desses três jogadores, só com a volta desses três jogadores, você prevê que o Palmeira vá crescer", diz Arnaldo.

"E tem mais um detalhe, o Palmeiras, por incompetência dele, em relação a Atlético-MG e Flamengo, não está na Copa do Brasil, foi eliminado pelo CRB. Então, nesse calendário maluco, de jogos sucessivos, ele vai ter um pequeno respiro no momento mais importante, mata-mata da Libertadores e virada de turno do Brasileiro, para se preparar e para tentar dar uma descolada na tabela, enquanto Galo e Flamengo vão jogar as outras duas competições sucessivamente. Fora que o confronto do Palmeiras na Libertadores parece ser menos complicado", completa

Arnaldo também comenta o fato de pela terceira vez seguida em que venceu um jogo, o Palmeiras conseguiu o gol da vitória já nos minutos finais e afirma que isso não é apenas sorte e acaso, mas o sinal de um time que está preparado para executar uma partida.

"Estava sendo bem protegido e conseguiu no contra-ataque com o Danilo mais um gol lá na bacia das almas. A bacia das almas, quando é uma vez é sorte, quando é três vezes, quatro vezes, é o time que faz mais gols depois dos 40 minutos. Não é só acaso e sorte. É um time que está preparado para jogar no contra-ataque e executar seu adversário quando o adversário erra. Quando o adversário erra, o contra-ataque do Palmeiras é muito bom", diz Arnaldo.

Na opinião do jornalista, o Palmeiras não joga ainda o futebol que dele se espera, mas tem conseguido resultados que o colocam como forte candidato ao título e terá em Dudu um jogador que se adapta bem à forma de jogar da equipe de Abel Ferreira.

"O Palmeiras, ainda sem apresentar o nível de jogo que se espera dele é um candidato fortíssimo, se não o candidato mais forte para ganhar o título brasileiro, por essa conjuntura de fatores e pelas voltas do Weverton, Gustavo Gomez e Dudu. O Dudu se fizer 70% do que ele fez nas outras temporadas, ele muda o nível do time do Palmeiras", diz Arnaldo.

"O Dudu é um jogador que está adaptado ao jogo que o Palmeiras pratica hoje, que é o jogo de contra-ataque. Eu acho que é um reforço muito importante, de todos os grandes e tal, quem vai ter o maior acréscimo técnico em tese de uma contratação que já era dele, será o Palmeiras com o Dudu", conclui.

O episódio também analisa o empate em 0 a 0 entre Corinthians e São Paulo, que mantém o time tricolor sem vitórias no Brasileirão, além da crise do Grêmio, que ocupa a última posição e tem o técnico Tiago Nunes sob pressão.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.