Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Acabou o crédito do Paulista para a comissão técnica do São Paulo

Do UOL, em São Paulo

05/07/2021 16h24

Com a derrota de virada ontem (4) para o Red Bull Bragantino, no Morumbi, o São Paulo chegou a nove jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, seu pior início na história da competição, isso poucas semanas depois de a torcida ter voltado a comemorar um título, no Campeonato Paulista, criando boa expectativa para a temporada sob o comando do argentino Hernán Crespo, mas hoje a preocupação é de sair da zona do rebaixamento.

No podcast Posse de Bola #140, Arnaldo Ribeiro afirma que se o São Paulo não conseguir melhorar sua situação este mês, terá de optar por deixar a Copa do Brasil e a Libertadores em segundo plano para tentar se salvar de rebaixamento no Brasileirão, além de considerar que o crédito conquistado pela comissão técnica com o título estadual já está zerado.

"Com essa pontuação, nenhuma vitória no campeonato, todos os outros grandes que viveram rebaixamentos na história tinham pontuação melhor que o São Paulo neste momento. Eu vejo assim uma situação de explicação para esta campanha, que passa lá perla priorização do Paulista, a questão física, o São Paulo talvez seja o time de pior preparo físico do Brasil hoje, é um time que só fez um gol em segundos tempos do Brasileirão até agora, nenhum gol depois dos 15 do segundo tempo, então tem números que explicam a falta de pernas e as lesões", diz Arnaldo.

O jornalista afirma que o São Paulo fazia um jogo aceitável com o Red Bull Bragantino e se perdeu após as substituições de Juan Branda, auxiliar de Hernán Crespo, técnico que ficou afastado nos últimos dias após testar positivo para a covid.

"O São Paulo fazia uma partida bem digna contra o Bragantino, ganhava por 1 a 0, jogava bem e aos 15 minutos do segundo tempo, de repente, o Reinaldo passou mal, o Liziero fez algum sinal e o treinador Juan Branda, auxiliar do Crespo, fez duas substituições completamente estapafúrdias, desmontou o sistema tático do time e o time levou a virada, e só não perdeu por três, quatro, porque o jogo acabou mais cedo", diz Arnaldo.

"O fato é que respinga na comissão técnica porque, embora o Crespo não estivesse lá, é o auxiliar dele. Embora o Crespo não estivesse lá também, é a preparação física da comissão dele, e ele volta nesta segunda-feira ao trabalho, recuperado de covid, com uma pressão, acabou o crédito do Paulista para a comissão técnica, acabou o crédito. Saiu da fila, não importa mais. Teve um mês terrível de junho e começou julho com essa virada para o Bragantino com assinatura da comissão técnica", completa.

Arnaldo diz ainda que, embora os torcedores possam culpar os jogadores, com Daniel Alves sendo o maior alvo pela opção de ir aos Jogos Olímpicos com a seleção brasileira em um momento de crise no clube tricolor, a comissão técnica tem participação importante no momento que vive o São Paulo.

"Embora alguns jogadores sejam já escolhidos como alvo e o principal é o Daniel Alves, que é o escárnio, o time na zona de rebaixamento e o cara vai para a Olimpíada, aquela coisa toda lá, vai jogar mais uma partida, ele é o principal alvo em termos de jogadores, na conta da comissão técnica está a virada para o Bragantino. Vou te falar um negócio, o Bragantino nem jogou tão em assim como jogou em outras partidas para virar o jogo, o São Paulo deu o jogo para o Bragantino", afirma Arnaldo.

"Raspa sim na comissão técnica pela primeira vez, o Crespo volta agora pressionado para essa sequência insana pela frente tendo que lidar com três frentes simultâneas. E aí é assim, não dá para rifar as copas agora, mas a partir de agosto, permanecendo essa situação, se passar em uma copa ou outra não vai interessar, porque permanecer na primeira divisão é o mais importante e está claro que a campanha do São Paulo, do Grêmio, desses grandes que afundam na zona de rebaixamento, diante da largada muito boa de outros menos cotados, está claríssimo que a missão do São Paulo no Campeonato Brasileiro é evitar o rebaixamento, simples assim", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.