Tanto a Libertadores como a Copa do Brasil estão chegando à reta final. Os dois torneios estão nas quartas de final, com São Paulo, Flamengo, Fluminense e Atlético-MG vivos em ambos. Em um cenário no qual ainda há "apenas" a disputa do Brasileirão para apertar o calendário, é possível apontar qual das copas é mais difícil neste momento?
No podcast Posse de Bola #149, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira comentaram sobre a reta decisiva das duas competições e apontaram qual delas tem o caminho mais árduo para definir seu campeão.
"Do ponto de vista brasileiro, sempre jogar contra um brasileiro com quem você tem rivalidade é mais complicado do que jogar contra um time estrangeiro. Se pegarmos a situação de São Paulo e Palmeiras, ambos na Libertadores, e considerar que o Palmeiras não está mais na Copa do Brasil, para o São Paulo é a Libertadores. Não há nenhum outro rival na Copa do Brasil do tamanho do Palmeiras para o São Paulo, embora haja o Flamengo. No geral, acho que a Copa do Brasil está mais difícil para qualquer brasileiro do que a Libertadores", comentou Juca.
Arnaldo segue o raciocínio de Juca e justifica sua opinião expondo algumas peculiaridades dos dois torneios. "Nesse modelo, acho a Copa do Brasil mais difícil por uma questão só: tem uma partida a mais. Isso já faz diferença. Não gosto de final em um jogo só. A Libertadores tem o gol fora. São pequenas diferenças nessas duas competições. A Copa do Brasil tem uma dificuldade extra por ter uma partida a mais do que a Libertadores para decidir", explicou.
Mauro discorda e considera o torneio sul-americano como mais complicado. "Quatro times estão nas duas competições: Fluminense, Flamengo, São Paulo e Atlético-MG. Os outros quatro são: na Copa do Brasil, Santos, Athletico, Grêmio e Fortaleza; do outro lado, River Plate, Barcelona de Guayaquil, Olimpia e Palmeiras. Só River Plate e Palmeiras são mais pesados do que os outros dois. Acho que a Libertadores está mais difícil porque tem, hoje, quatro times melhores do que os quatro da Copa do Brasil"
Embora veja a Copa do Brasil como mais difícil nesta altura, Arnaldo ressalta o equilíbrio encontrado nas atuais fases dos dois torneios. "O sorteio, os confrontos da Copa do Brasil e os caminhos podem colocar mais pimenta nessa discussão. Na Libertadores, a gente já está com o quadro todo definido. Nunca vi tamanho equilíbrio entre os dois torneios em questão de forças. É claro que os principais clubes brasileiros ainda priorizam, e tem que ser assim, o torneio sul-americano. Como as duas quartas de final serão disputadas sequencialmente, nunca vi tanto equilíbrio", finalizou.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).
A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.