Palmeiras: Abel desafia números e obtém novo quarteto ideal de meio-campo
Após um breve período de incertezas e atuações ruins, Abel Ferreira parece ter encontrado uma nova formação de meio-campo para o Palmeiras —com direito ainda a um quinto homem de luxo. Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Dudu foram versáteis, móveis e precisos na vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, que deu a vaga ao Alviverde na semifinal da Copa Libertadores. E têm tudo para seguir como a formação preferencial do português para o futuro.
Para formar o seu novo quarteto, que tem Patrick de Paula sempre à espreita de uma oportunidade, Abel Ferreira sacou do time ninguém menos que Gustavo Scarpa, dono dos melhores números do time no ano, com 23 participações em gols na temporada —17 assistências, seis bolas na rede.
Scarpa, que se tornou titular após a eliminação alviverde na Copa do Brasil, contra o CRB, muito embora tivesse grandes números, não oferecia a dinâmica de movimentação que o time passa a ter quando Dudu ocupa seu lugar. Porque na visão de Abel, conforme ele disse após a derrota para o Fortaleza, Dudu e Scarpa se equivalem como "assistentes", ou seja, preparadores de jogadas. Ao menos com o português, Dudu deve ser mais vezes escalado como armador do que como ponta.
Com Scarpa em campo, formando um tripé com Danilo como volante, Raphael Veiga caiu de produção de modo diametralmente oposto à sua melhora atuando ao lado de Dudu nos dois jogos contra o São Paulo pela Libertadores.
Na partida desta terça-feira (17), Dudu (7,8) e Veiga (7,7) tiveram as maiores notas no Sofascore, site especializado em estatísticas. Danilo e Zé, com 7 empataram com Weverton e vieram na sequência como mais bem avaliados. Patrick, que entrou no decorrer do jogo na vaga de Zé e fez o terceiro e derradeiro gol do time na partida, teve nota 7,6, sendo considerado o terceiro melhor em campo. Isso depois de talvez ter feito o gol mais importante de todo o confronto com o São Paulo —o de empate no Morumbi no jogo de ida.
Com um gol, 91% de precisão em passes e mais de 80% de sucesso em disputa de jogadas, Dudu poderia ainda ter duas assistências somadas na conta, se Rony tivesse aproveitado duas enfiadas açucaradas do colega para ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.