Topo

OPINIÃO

Juca: Corinthians e Flamengo serão beneficiados com a volta do público

Do UOL, em São Paulo

02/10/2021 12h00

O Campeonato Brasileiro volta a ter público nas arquibancadas nos jogos a partir de hoje, o que não ocorria desde o fim da competição de 2019, já que desde a edição passada a competição foi disputada em meio à pandemia, com apenas os jogos entre Red Bull Bragantino e Corinthians, e entre Palmeiras e Juventude ainda sem torcida entre os marcados para este fim de semana.

No podcast Posse de Bola #165, Juca Kfouri analisa quem leva a melhor com a volta da presença de público e destaca o caso do Corinthians, que tem um dos piores aproveitamentos como mandante, assim com o Flamengo, devido ao peso da presença do torcedor, enquanto considera que o Palmeiras poderá ter problemas com a falta de paciência em relação à forma de jogar.

"Itaquera virou túmulo do Corinthians, o Corinthians mais perdeu do que ganhou nessa temporada no Brasileirão lá em Itaquera. Obviamente que, com a volta da Fiel e com esse time que o Corinthians montou, vai ser beneficiado. O Flamengo, meu Deus, o que o Flamengo foi mal em alguns jogos no começo da temporada pela chateação de jogar no Maracanã vazio, imagine esse time impulsionado pela nação", diz Juca.

"Acho que o Palmeiras pode ter prejuízo porque a turma do amendoim, não tenha dúvida que naquele jogo contra o Atlético-MG do 0 a 0, a partir dos 15 minutos do segundo tempo, iria importunar uma barbaridade. Acho que o Bragantino será prejudicado porque voltará a jogar sempre em minoria até quando jogar em Bragança contra times de São Paulo, por exemplo", completa.

O jornalista afirma que o campeonato deverá ter impacto com a volta dos torcedores, destacando como em muitas rodadas os visitantes levaram a melhor enquanto os jogos foram disputados com arquibancadas vazias.

"Que a volta do público deve ter influência, deve. São inúmeras rodadas em que houve mais vitórias de visitantes do que vitórias de mandantes, houve inclusive rodadas em que não houve nenhuma vitória de mandante, seis vitórias de visitante e quatro empates, uma coisa impressionante e não apenas no Brasil, isso se deu também na Europa, até na Alemanha", diz Juca.

"O público vai ter influência, não tenho dúvida nenhuma, como tem influência, entre outras coisas, não apenas no entusiasmo do time, na arbitragem. A gente sabe que com público o árbitro caseiro tende a ser caseiro", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.