O técnico Luiz Felipe Scolari deixou o comando do Grêmio após a derrota para o Santos que levou o time para a penúltima colocação do Campeonato Brasileiro, ocupando a zona de rebaixamento praticamente toda a competição. A situação faz sair em baixa de mais um grande clube brasileiro o treinador que foi o último campeão do mundo com a seleção brasileira, mas que também passou por vexames como o 7 a 1.
No podcast Posse de Bola #168, Mauro Cezar Pereira afirma que Felipão poderia ter atuado em outro cargo que não o de técnico do Grêmio e vê o treinador saindo com uma imagem cada vez mais desgastada pelos fracassos e menos lembrado pelas conquistas que teve.
"O Felipão talvez pudesse ser útil ao Grêmio tendo um papel tipo o do Muricy no São Paulo, um papel de direção, você pode ter um técnico de repente que não tenha muita casca e um cara como ele do lado ali pode dar uma proteção, mas está muito claro que os conceitos dele de futebol, a maneira como ele monta uma equipe, que é a mesma, basicamente é a mesma há muitos anos, não dá mais", diz Mauro.
"Acho que o Felipão não deveria nem ter aceitado, talvez pudesse ter uma outra função, agora não, agora não dá mais, porque é muito desgastante, a imagem dele vai ficando cada vez mais presa a fracassos do que às suas vitórias, suas glórias, e ele ainda teve esse título brasileiro muito importante, obviamente, em 2018, posterior ao 7 a 1, ali era o momento até de falar, 'opa, vou sair por cima aqui, consegui um título brasileiro'", completa.
O jornalista afirma que mesmo na conquista do título brasileiro com o Palmeiras em 2018 o futebol praticado pelo time de Felipão não era bom, mas contava com a vantagem de um elenco superior aos dos demais, com jogadores como Dudu atuando em alto nível.
"Foi campeão em 2018, sim, porque o futebol brasileiro, o elenco do Palmeiras era o melhor do Brasil naquele momento, o Flamengo ainda não tinha feito as contratações que fez depois, o Atlético-MG muito menos, começou a se reforçar um pouco depois ainda, então o Palmeiras era o melhor elenco, mas era um time que joga dava também dessa maneira, pouquíssima posse de bola, muita ligação direta, muita bola lançada, Dudu em grande fase, uma defesa muito forte e foi campeão brasileiro merecidamente", diz Mauro.
"Mas, ao mesmo tempo, aquela conquista, como outros times que forma montados nesse período, evidenciaram um futebol muito mal jogado e nem aquilo está bastando mais, embora o elenco do Grêmio seja um bom elenco", conclui.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).
A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.