Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Abel está encontrando soluções no momento decisivo da temporada

Do UOL, em São Paulo

02/11/2021 04h00

O Palmeiras venceu a quarta partida consecutiva no domingo (31) diante do Grêmio e baixou a diferença do Atlético-MG para 7 pontos, tendo ainda um confronto direto pela frente, mas Arnaldo Ribeiro não acredita que o time de Abel Ferreira possa brigar pelo título nacional devido aos tropeços que teve nas rodadas anteriores da série atual, além de ver o treinador português trabalhando e encontrando soluções para a final da Libertadores, principal meta do clube.

No podcast Posse de Bola #174, Arnaldo afirma que o time alviverde vive o seu melhor momento na temporada, considerando as vitórias, o elenco inteiro e a busca de alternativas de jogo para encarar o Flamengo no dia 27, em Montevidéu.

"É o melhor momento do palmeiras na temporada por diversos fatores, não só pelas quatro vitórias. Pela sequência, pela consistência do time, pela questão física, o time do Palmeiras está inteiro, dá para perceber, enquanto alguns times estão com a língua de fora com o final da temporada. Então o Palmeiras tem essa situação de uma reta final importante", diz Arnaldo.

"O Abel está agora encontrando soluções para o time no momento de definição da temporada. Não acho que seja, embora ainda tenha o confronto direto com o Atlético-MG em casa, o confronto direto de Flamengo e Atlético-MG passou e o Flamengo ganhou, o Palmeiras ainda tem. Eu acho que não é o suficiente e não é o foco do Palmeiras a disputa do título brasileiro, isso está evidente. O Palmeiras está se preparando para a decisão da Libertadores, o seu jogo do ano no final de novembro em Montevidéu", completa.

Entre as alternativas encontradas por Abel Ferreira, Arnaldo cita as duas possibilidades diferentes da formação ofensiva, com um meia de armação e três atacantes, sendo um deles um centroavante ou com dois armadores e dois atacantes mais velozes, o que funcionou diante do Grêmio.

"A questão do Gustavo Scarpa com o Raphael Veiga juntos, eles já jogaram em uma parte da temporada, acho que deu resultado e depois o time não funcionou e o Abel foi testando alternativas. Nessas quatro vitórias, ele utilizou duas equipes, que são duas possibilidades para enfrentar o Flamengo, uma com três atacantes, Rony, Luiz Adriano e Dudu, outra com dois atacantes, sem um centroavante fixo, com os dois meias, Raphael Veiga e Scarpa, Rony e Dudu", diz Arnaldo.

"O Rony ainda não está jogando bem, não está jogando nem parte do que jogou na temporada passada, mas de qualquer forma, esses dois modelos podem servir para o duelo com o Flamengo. O Palmeiras vai escolhendo algumas partidas importantes para fazer esses ajustes finais. De novo, acho que entre os dois, Flamengo e Palmeiras, a distância diminuiu por diversos fatores, sobretudo os físicos do Flamengo nas últimas semanas", completa.

Arnaldo não considera que o Palmeiras possa atrapalhar o Atlético-MG na disputa pelo título brasileiro, afirmando que basta ao Galo fazer os resultados em seus jogos como mandante para assegurar a taça com a vantagem que conseguiu construir ao longo da competição.

"A distância entre Atlético-MG e Palmeiras, visando o Brasileiro, também diminuiu, mas a gordura do Atlético-MG é muito grande em relação ao Palmeiras e o Atlético-MG mesmo fazendo jogos pálidos fora de casa, conquistando poucos pontos fora de casa, tem sido muito efetivo no Mineirão e basta ser efetivo no Mineirão, onde ele tem três jogos agora, para executar a missão de dar fim ao jejum de títulos de 50 anos do Brasileirão", diz Arnaldo.

"Eu vejo o momento do Palmeiras talvez o melhor momento da Série A do Brasileiro, entre os times, o mais regular deles, o que explica essa sequência de vitórias, mas eu acho que não é suficiente para apagar as patinadas que o time teve no Brasileirão. Para a Libertadores, pode ser suficiente e acho que o Palmeiras vai ganhando consistência e o ambiente externo e interno vai se apaziguando em torno do técnico português, que agora vive talvez seus dias mais calmos de 2021", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.