Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Torcida do São Paulo tem todo o direito de ir no CT e conversar

Do UOL, em São Paulo

19/11/2021 16h11

O São Paulo voltou a vencer na última quarta-feira (17) justamente no clássico diante do Palmeiras e depois da presença de torcedores organizados no CT da Barra Funda, participando de reunião com Muricy Ramalho e com jogadores do time que ainda briga para escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

No podcast Posse de Bola #179, Arnaldo Ribeiro defende o direito de o torcedor ir ao CT e conversar com os atletas, destacando que isto ocorreu depois de uma partida na qual o São Paulo havia sido goleado pelo Flamengo, sofrendo dois gols logo nos primeiros minutos, e ainda assim recebeu apoio durante os 90 minutos.

"Eu acho que a torcida tem todo o direito de ir e de conversar, até porque ela comandou 50 mil pessoas no Morumbi com 4 a 0 no lombo, incentivando o time o tempo todo, não fazendo como a torcida do Palmeiras fez com o Luiz Adriano ou com o Abel, a torcida do São Paulo ficou, 50 mil pessoas incentivando do time que está lutando contra o rebaixamento na pior temporada da sua história, tomando 4 a 0 no lombo", diz Arnaldo.

"Foi esse o argumento utilizado pelos dirigentes do São Paulo e pelo Muricy para receber os torcedores. Acho a coisa mais simples e rasteira, muito da nossa mídia é assim, e da nossa análise de preconceito puro e simples em relação à torcida organizada, é a análise sempre mais rasteira do mundo. É sempre que os caras são da violência, do tráfico de drogas e não sabem entender o papel deles para cada time de futebol na sua história de futebol, é sempre a mesma análise rasa e rasteira. A própria imprensa distingue torcedor 'do bem' e 'do mal'", completa.

O jornalista afirma que se o São Paulo até hoje não foi rebaixado, é também devido ao que seus torcedores organizados fizeram nas últimas temporadas nos momentos mais complicados do time. Ele também comenta a insatisfação de Rogério Ceni pelo fato de os torcedores optarem por não falar com ele e explica que isso se deve ao fato de ele querer blindar os atletas neste episódio.

"Essa torcida organizada do São Paulo foi das responsáveis por o time ter ficado na primeira divisão das outras vezes que foi ameaçado, sempre ao lado do time, incentivando, com motociata, passeata, treino aberto, foi exemplar nesses últimos anos em relação ao time e botou uma comissão de 10 pessoas porque torcida organizada tem comissão, tem representatividade, tem em todo lugar, em todo time, todo país, em todo mundo", diz Arnaldo.

"Foram recebidos lá e falaram com os jogadores e com o Muricy, Rogério não esteve, aí que tem duas situações, os torcedores não quiseram falar com ele, ela é uma parte da história, a outra, como ele mesmo explicou é a seguinte: ele se colocou à disposição para falar com os torcedores desde que outros não participassem, ele não queria que os jogadores participassem, queria blindar os jogadores, e os torcedores quiseram falar com os jogadores também. Se o Rogério topasse falar com todo mundo, ele estaria presente, falar sozinho não rolou", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.