Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: Temporada do Galo é semelhante à do Flamengo de 2019

Do UOL, em São Paulo

13/12/2021 16h45

O Atlético-MG abriu larga vantagem para o Athletico-PR na final da Copa do Brasil ao vencer por 4 a 0 a partida de ida da final, no Mineirão, podendo somar a taça à que levantou há alguns dias do Brasileirão, que venceu com 13 pontos de vantagem para o Flamengo, segundo colocado, em campanha que só ficou abaixo da que o clube rubro-negro teve em 2019 sob o comando de Jorge Jesus.

No podcast Posse de Bola #186, Arnaldo Ribeiro afirma que, guardadas as proporções, o Atlético-MG vai fechar a temporada atual de forma semelhante à do Flamengo de Jesus em 2019, se não pelo futebol jogado, pelo domínio que teve no Brasileirão e na Copa do Brasil, além do fato de ter tido como principais concorrentes no Campeonato Brasileiro o próprio Flamengo e o Palmeiras.

"É uma temporada, guardando as proporções, a do Galo, semelhante à do Flamengo de 2019, de superioridade, de conquistas e de desempenho em relação aos demais. É verdade que o Flamengo em 2019 conquistou os dois principais títulos e com sobras no Brasileiro também, com muitas sobras, foi o campeão de pontos corridos mais brilhante desde 2003, mas o Galo foi, em termos de campanha, o segundo melhor campeão dos pontos corridos e na Copa do Brasil ele triturou, passou o trator", diz Arnaldo.

"Tem uma questão que é o tipo de trabalho feito, a recuperação de alguns jogadores muito importantes e eu acho que, diferentemente de 2019, quando o Flamengo venceu brilhantemente sem um grande adversário, o grande adversário do Flamengo no futebol brasileiro foi o Santos do Sampaoli, que era muito inferior, não tinha nem comparação, nessa temporada o Atlético-MG tinha dois grandes adversários já na largada, que eram Flamengo e Palmeiras, por isso eu acho a temporada brilhante", completa.

O jornalista lembra que o Palmeiras ainda tem a disputar em fevereiro o Mundial de Clubes, que é referente à temporada 2021, mas não vê como colocar o time de Abel Ferreira acima do Atlético-MG, mesmo com a Libertadores sendo a competição mais importante que ambos os clubes disputaram, com enfrentamento nas semifinais.

"O Palmeiras, que pode sair sim com o título do Mundial e da Libertadores numa mesma temporada, ele teve momentos brilhantes, momentos que são escolhidos no dedo, não teve a temporada inteira brilhante, ele não fez um bom estadual, ele não fez uma boa Copa do Brasil, ele não fez um bom Campeonato Brasileiro, embora esteja lá entre os quatro", diz Arnaldo.

"Oscilou demais, então não dá para comparar um time que foi praticamente o ano todo bem com um time que teve lampejos, mesmo que o principal título entre os times brasileiros seja a Copa Libertadores. Mais difícil que ganhar a Libertadores, ou mais significativo, é ganhar o Brasileiro de pontos corridos, é o que mede o poderio de um time", completa.

Arnaldo também considera que o trabalho de Cuca é superior ao de Abel Ferreira na temporada 2021, que pode ser a maior da história do Atlético-MG na sua opinião.

"Também não acho que dá para comparar na temporada o trabalho do Cuca com o do Abel Ferreira, até porque o Abel Ferreira já estava no Palmeiras na temporada passada, pôde começar essa temporada como técnico do Palmeiras, pôde fazer a pré-temporada, escolher, e o Cuca chegou e melhorou muito o Galo do Sampaoli, muito, não tem nem comparação", diz Arnaldo.

"Claro que com as contratações certeiras que o Atlético-MG fez, a maior contratação da temporada, o jogador brasileiro da temporada é o Hulk, na Copa do Brasil artilheiro, no Brasileiro artilheiro, então eu acho que é uma temporada, talvez seja a maior temporada da história do Atlético-MG, maior do que aquelas de 1971, 1977 porque os rivais eram muito fortes e o Galo sobrou. Melhor clube da temporada disparado", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.