Três clubes que estiveram na disputa pelos principais títulos da temporada, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras se colocam em diferentes condições para 2022 no futebol brasileiro. Campeão brasileiro e com ampla vantagem na final da Copa do Brasil, o Galo já acertou a chegada de reforços e mantém o técnico Cuca, enquanto o Alviverde tem a sinalização da permanência de Abel Ferreira até o Mundial de Clubes e também faz mudanças no elenco. Já o Flamengo ainda espera a definição de um novo treinador.
No podcast Posse de Bola #186, Arnaldo Ribeiro analisa os três clubes e vê o Flamengo largando atrás dos dois concorrentes neste momento, já que precisará definir, além do treinador, como ficará seu elenco para a próxima temporada.
"No Flamengo é que a gente tem um grande ponto de interrogação, porque a gente não sabe quem vai comandar. O Flamengo larga atrás, não fez a reformulação, vai ficar mais ou menos com o elenco que é excelente, mas tem uma turma que já se acostumou a ter cadeira cativa no time e que continua lá. Essa é uma questão, ninguém consegue mexer nessa turma, e vamos saber qual que é o tipo de comandante que o Flamengo terá, porque ele larga atrás evidentemente dos outros dois", diz Arnaldo.
"O Atlético-MG estava disputando final da Copa do Brasil, o Palmeiras já contratando goleiro reserva para cá, jogador no mercado sul-americano ali, e a galera do Flamengo estava fazendo churrasco no domingão. Não dá para fazer churrasco agora, só dá para fazer churrasco quando tiver alguém comandando o time, com todo respeito. O Flamengo, depois de muito tempo, ele larga atrás dos outros dois", completa.
O jornalista cita também a necessidade de a diretoria do Flamengo acertar na escolha do treinador, já que o clube passou por mudanças nas últimas três temporadas e neste ano acabou sem os principais títulos que perseguia, a Libertadores, o Brasileirão e a Copa do Brasil.
"Agora o Flamengo tem que correr atrás, não pode errar na escolha do treinador, é complexo isso, no futebol brasileiro é bem complexo o errar na escolha do treinador, é a coisa mais comum que a gente vê, e entre os dois, Palmeiras e Atlético-MG, eles têm boas perspectivas para a próxima temporada e acho que os dois já começaram a tratar dela ainda neste ano de 2021", diz Arnaldo.
O jornalista afirma que no caso do Galo, com a construção do novo estádio, os investidores não devem medir esforços para contratações que mantenham o clube na briga pelos títulos. Destaque do América-MG na classificação para a Libertadores, o atacante Ademir já está a caminho do clube. Ao passo que, em São Paulo, o Palmeiras tem também a chegada de Leila Pereira à presidência como um fator que deve fazer diferença nas contratações.
"Tem a questão do projeto do estádio e até sair esse estádio vai todo mundo, o mecenas vai para cima e o Atlético-MG vai de fato ter grandes times nesses próximos anos. Repetir essa temporada é muito difícil porque eu prevejo também que os outros reajam", diz Arnaldo.
"O Palmeiras eu acho que está fazendo uma boa virada de temporada, eu acho que essa reformulação é necessária, o rejuvenescimento da equipe também, vai ter muito investimento com a Leila, o Abel vai ficar pelo menos até o Mundial, a questão do Mundial que pode balançar um pouco a temporada do Palmeiras", conclui.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).
A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.