O Flamengo acertou com o técnico português Paulo Sousa para treinar o time na próxima temporada após o vice-presidente de futebol Marcos Braz e o diretor executivo de futebol Bruno Spindell passarem dias em solo europeu buscando candidatos e conversando com Jorge Jesus, o que deu uma esperança ao torcedor saudoso do futebol praticado em 2019, mas que não avançou mesmo com a má fase do 'Mister' no Benfica.
No podcast Posse de Bola #189, José Trajano afirma que é preciso dar tempo a Paulo Sousa para que ele desenvolva o seu trabalho no clube da Gávea, mas também chama a atenção para duas sombras que considera que o novo treinador terá, a do próprio Jorge Jesus e também a de Abel Ferreira, campeão das últimas duas Libertadores com o Palmeiras.
Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts
"O grande problema do Paulo Sousa é que o Flamengo vai viver eternamente o fantasma do Jorge Jesus, só quem poderia resolver esse problema seria o próprio Jorge Jesus. Porque chegar o Paulo Sousa e não vem o Jorge Jesus, se por acaso não der muito certo, não der certo, não fizer uma coisa maravilhosa como fez, revolucionária, como fez o Jorge Jesus, ele vai pagar o preço, vai sobrar para ele, sendo português e sendo a solução b, não é o Jorge Jesus", diz Trajano.
"Ainda mais porque a comparação vai se dar sempre não só com o Jorge Jesus, como com os técnicos portugueses no futebol brasileiro que tiveram sucesso, vai ser com o Jorge Jesus principalmente, e com o Abel. Então, se o Paulo Sousa não tiver sucesso, isso pode prejudicar a postura. Tem gente metendo o pau no Paulo Sousa e nem conhece o Paulo Sousa", completa.
Trajano também cita o fato de alguns torcedores questionarem o currículo de Paulo Sousa e afirma que ele leva vantagem na comparação ao que era o de Abel Ferreira quando chegou ao Palmeiras vindo do PAOK, da Grécia.
"O fato de ser português, o Flamengo queria um técnico português, e não ser o Jorge Jesus, que era o alvo da diretoria do Flamengo, ele pode pagar o preço desde que não tenha sucesso. Agora, vamos esperar para ver se vai ter sucesso ou não, porque o Flamengo também foi mestre em crucificar técnicos horrorosos que passaram por lá depois do Jorge Jesus", diz Trajano.
"Outra coisa, 'ah não tem currículo'. Menos currículo tinha o Abel, que treinava o PAOK, o que é o PAOK? Ele pelo menos é da seleção da Polônia e passou por outros países com menor expressão, mas passou. É esperar para ver. Agora, eu acho que ele vai sofrer, o fato de ser português e ter sido a segunda escolha ou terceira, se não der certo, o fantasma do Jorge Jesus sempre o vai acompanhar", conclui.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).
A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.