Topo

OPINIÃO

Mauro: Internacional está convicto de que os técnicos do Brasil não servem

Do UOL, em São Paulo

04/01/2022 04h00

O Internacional terá mais uma vez um técnico estrangeiro iniciando a temporada, o que ocorreu nos anos anteriores com o argentino Eduardo Coudet em 2020 e o espanhol Miguel Ángel Ramírez em 2021, agora se repete com o uruguaio Alexander 'Cacique' Medina, que substitui o compatriota Diego Aguirre. A lista de treinadores de outros países só foi quebrada no período durante a passagem de Abel Braga, em 2020.

No podcast Posse de Bola #190, Mauro Cezar Pereira comenta a situação e afirma que o Internacional mostra o entendimento de que hoje os técnicos brasileiros não servem ao mirar um uruguaio que fez um bom trabalho no Talleres, clube modesto do futebol argentino.

Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts

"É interessante observar que isso começou na outra gestão, quando o Marcelo Medeiros era o presidente. Ele contratou o Coudet, aí o Coudet foi para o Celta de Vigo e ele chamou, às pressas, o Abel Braga, único brasileiro dos últimos técnicos, aí vem o Miguel Ángel Ramírez, sai o Ramírez, entra o Diego Aguirre e agora o Cacique Medina. O Diego Aguirre foi contratado às pressas, agora o Cacique Medina não. Eles tentaram o Paulo Sousa e acabaram fechando com o Cacique Medina depois que o português acertou com o Flamengo", diz Mauro.

"O Internacional, a exemplo do Flamengo, está convicto de que no Brasil os técnicos não servem para ele. Ele quer gente de fora. Contratou brasileiros em situações absolutamente de, saiu um, chama o outro, nessa maluquice que é esse mercado de treinadores não só no Brasil, em outros lugares também. Mas quando pode parar a bola e pensar, eles olham para fora porque perceberam que aqui não vão encontrar solução", completa.

O jornalista ainda lembra que o Talleres é um dos clubes onde o argentino Juan Pablo Vojvoda trabalhou e foi bem antes de também fazer sucesso com o Fortaleza, considerando que Cacique Medina é uma boa aposta para o clube colorado.

"Chega no momento bom também, que é o momento de campeonato estadual. O Inter vai ter tempo para treinar, para fazer jogos contra equipes menores em um campeonato que tem sempre importância por conta do Grenal, mas pega um Grêmio na segunda divisão, um Grêmio rebaixado, então o rival está muito em baixa, isso eu acho que pode dar um alívio para iniciar o trabalho. Eu acho que é interessante, uma tentativa interessante", diz Mauro.

"O Medina será uma novidade. Eu acho que é uma tentativa interessante do Internacional, que também está mexendo no seu elenco, negociando jogadores, tentando trazer jogadores novos, evidentemente, imagino que isso esteja sendo feito em sintonia com o técnico, para que ele possa contar com os jogadores que se encaixam no perfil do jogo que ele pretende colocar em prática no Internacional", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.