Rivais dentro de campo, mas com semelhanças em diferentes quesitos. Esta é a avaliação que Arnaldo Ribeiro faz de Corinthians e São Paulo atualmente como times de futebol e também como clubes, destacando o fato de os presidentes atuais fazerem parte de gestões anteriores, os problemas financeiros e as contratações de jogadores mais experientes principalmente para o setor criativo, enquanto faltam peças de marcação.
No podcast Posse de Bola #192, Arnaldo também chama a atenção para a escolha dos dois clubes de gastar em contratações enquanto estão endividados, apostando no sucesso esportivo como forma de reduzir os problemas de caixa.
Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts
"São Paulo e Corinthians se parecem muito há algum tempo. Eu acho que a única questão diferente dos dois é a dos estádios, porque o Corinthians tem esse pepino para resolver, está até conseguindo alguma trégua em relação à Caixa, está conseguindo as receitas do estádio agora nesses últimos meses, mas é uma questão que não está resolvida ainda, o São Paulo tira um dinheiro aqui e acolá do Morumbi há algum tempo, então não tem esse pepino para descascar", diz Arnaldo.
"São os mesmos grupos políticos, só vai revezando o presidente para lá e para cá. Aí são golpes, o Corinthians hoje é governado pelo cara que era o dirigente vice-presidente de futebol, o São Paulo é governado pelo cara que era diretor lá no mandato anterior e assim vai, são as mesmas pessoas, as mesmas situações, os mesmos problemas financeiros e nenhum dos dois me parece, porque têm também muita torcida, muita força, muita receita, dispostos a brecar, dar um breque, zerar e começar de novo, eles tentam ao mesmo tempo ter bons times, ir pagando aqui e acolá", completa.
Arnaldo também cita o fato de o Corinthians ter contratado jogadores de meio de campo para uma função mais criativa enquanto não contratou alguém que reforce a marcação, assim como o São Paulo está mais forte do meio para a frente, mas na defesa tem bons jogadores, mas que já são mais velhos.
"Esses reforços do São Paulo de fato tornam o time, sobretudo do meio-campo para a frente, muito mais interessante, com mais possibilidades. Ele praticamente dependeu dos garotos da base no ano passado, com um ou outro lampejo de um argentino e do Luciano, que passou boa parte do ano machucado, o Calleri só veio no final do ano, o Rigoni teve um bom começo e oscilou, e foram os moleques da base que foram os mais constantes, mais frequentes", diz Arnaldo.
"O São Paulo abriu mão de dois zagueiros nessa temporada, não trouxe ninguém para a posição ainda, o Arboleda vive sendo convocado para a seleção equatoriana e o Equador tem grandes chances de disputar a Copa do Mundo, o Miranda já tem uma certa idade, e aí o São Paulo contrata Rafinha, já tem o Reinaldo e fica com uma zaga mais ou menos da minha idade. Tem que ter reposição e tem que ter gente que marque no meio de campo, até nisso é semelhante ao Corinthians. O tipo de idade dos jogadores contratados, o fato de ter pouca gente que marque e muita gente que ataque e construa, até nisso o perfil dos times é parecido", conclui.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).
A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.