Palmeiras e Santos disputam hoje (25) a final da Copa São Paulo, mas a invasão de torcedores do São Paulo ao gramado da Arena Barueri, assim como uma faca encontrada no campo durante a semifinal diante do time palmeirense ainda chama a atenção. Um cenário que reforça questionamentos à medida da torcida única e da segurança feita na partida.
No podcast Posse de Bola #196, Juca Kfouri afirma que o episódio da faca tratou de desmoralizar a política de torcida única nos clássicos, que vigora em São Paulo desde 2015. Os casos de brigas de torcida distantes dos estádios ainda preocupam, bem como os problemas como o do último sábado, quando apenas a torcida são-paulina estava presente.
Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts
"Esse assunto na verdade já deu. Desde a decisão da torcida única, que é a decisão do incompetente, que é incapaz de resolver o problema e por não ser capaz de resolver o problema toma a decisão de proibir, é que a gente vive nessa situação. Na verdade, esses incompetentes ficaram muito felizes com a pandemia que fez os estádios ficarem vazios. Era a solução que eles sonhavam, literalmente, a paz dos cemitérios, sem torcedor, não tem o problema", diz Juca.
"Ao que tudo indica, alguém jogou uma faca no gramado, mas desmoraliza completamente a política da torcida única. O que era necessário era ser capaz de estabelecer uma política de prevenção, de observação, de educação e de repressão, coisa que as nossas autoridades até hoje foram incapazes. Então você vive permanentemente essa insegurança e a desmoralização dessas medidas", completa.
O jornalista afirma que as medidas tomadas até hoje são inócuas, mas as autoridades não demonstram que possam vir a atuar com ações mais efetivas e que não precisem proibir o torcedor visitante de ir ao estádio em um clássico.
"O fato objetivo é esse, até hoje não foram capazes de dar jeito nisso e ao que tudo indica, pelo andar da carruagem, não serão jamais e são desmoralizados a cada jogo de futebol. Quando não é no estádio, é nas cercanias do estádio", diz Juca.
"Chega a esse paroxismo, alguém entrou com uma faca no estádio. Quantos mais? Quantos entraram com revólver? Jamais saberemos. Esse é o resultado dessa política de avestruz que as nossas autoridades fazem no que diz respeito aos jogos de futebol", conclui.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).
A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.