O São Paulo estreou na temporada sendo derrotado pelo Guarani por 2 a 1, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pior resultado entre os quatro maiores clubes do Campeonato Paulista. Embora ainda em início de competição e com mudanças, alguns fatores que preocupavam em temporadas anteriores continuam presentes, na avaliação de Arnaldo Ribeiro.
No podcast Posse de Bola #197, Arnaldo afirma que o clube demonstrou a mesma passividade de temporadas anteriores, especialmente da reta final do último Campeonato Brasileiro, quando o clube brigou contra o rebaixamento.
Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts
"Mais do que tática, falta de inteligência no bastidor, estreias fora de forma, covid e ausências, o São Paulo mostrou a mesma letargia e passividade que caracterizou o time nas últimas temporadas, sobretudo na reta final do Brasileiro. O time não brigou, o time não disputou, o time não se inconformou, a não ser nos 15 minutos finais, aquele abafa depois do gol do Calleri", diz Arnaldo.
"Os sinais são muito ruins da primeira partida, muito ruins mesmo e acho que com talvez a volta da dupla de zaga titular, que faz uma baita diferença, com a volta do Luciano, sabe-se lá quando, que tem essa característica mais incendiária, talvez com a volta do Luan, o time melhore, mas o primeiro retrato foi muito ruim, a despeito de todos os descontos do primeiro jogo de uma temporada", completa.
Além de criticar a postura do time e escolhas estratégicas do técnico Rogério Ceni, Arnaldo também chama a atenção em relação à diretoria não ter se atentado e posicionado ao fato de o atual campeão paulista ter sido o último dos grandes a estrear e ainda jogando fora de casa e sem sua torcida.
"O São Paulo depois de 500 anos ganhou o Campeonato Paulista, saiu da fila. Em qualquer lugar minimamente lógico, o campeão estreia ou iniciando o campeonato em casa ou, já que o Palmeiras teve que antecipar o seu jogo, mas estreia em casa, diante da sua torcida, passando a faixa do campeonato anterior, você faz uma promoção, ingresso popular, mostra os seus reforços, esse é o sentido desse campeonato", diz Arnaldo.
"O São Paulo é o último a estrear, fora de casa e sem torcida, porque é torcida única no Brinco de Ouro. A direção do São Paulo, enquanto não se preocupa com detalhes, isso são detalhes importantes de uma largada de campeonato que pode transformar a sua temporada no início otimista ou pessimista, o São Paulo nenhum indivíduo se preocupa com os detalhes do cenário", conclui.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).
A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.