Na bacia das almas, com um gol de Calleri aos 45 minutos do segundo tempo, o São Paulo venceu a Ponte Preta de virada por 2 a 1. Foi a segunda vitória seguida no Paulistão dos comandados de Rogério Ceni, que tiveram início claudicante na competição.
No Posse de Bola #202, o jornalista Arnaldo Ribeiro avalia o início de ano do São Paulo e afirma que Ceni precisa encontrar um equilíbrio entre suas ideias de jogo ofensivo e as opções que tem à disposição.
Para Arnaldo, o estilo de posse de bola permanente lembra a passagem de Fernando Diniz no comando do São Paulo. Ele observa, aliás, uma mudança interessante na concepção de futebol do Ceni goleiro para o Ceni técnico.
"O Rogério, dos técnicos recentes do São Paulo, lembra o Diniz. Não com o requinte da soberba da derrota, porque o Diniz nunca ganhou nada e não é capaz de rever algum conceito em função da vitória. O Rogério é muito curioso, enquanto jogador era preocupado quase que exclusivamente com a vitória, o sistema defensivo era a coisa mais importante, como treinador ele mudou a cabeça, é interessante."
"Normalmente, o cara vira treinador depois de ser jogador com as ideias que tinha. O Rogério Ceni técnico é muito diferente do Rogério Ceni goleiro. Nessa volta ao São Paulo, ele precisa encontrar um meio-termo entre o Fortaleza e o Flamengo, que foram os trabalhos onde ele triunfou. O Fortaleza jogava de diferentes formas e o Flamengo jogava sempre da mesma forma", explica Ceni.
Na opinião de Arnaldo, o torcedor do São Paulo deve se preparar para fortes emoções na temporada em função da filosofia de jogo do treinador.
"Vai viver fortes emoções o tempo todo porque a ideia de jogo do Rogério é essa, e ele deixou muito claro depois da partida, da vitória épica, que não vai abrir mão das convicções dele. Eu entendo, mas essa é uma convicção de sistema de jogo mais aplicável para times com grandes jogadores. O São Paulo é um time ok com alguns bons jogadores, não é um grande time, que é você propor o jogo sempre contra qualquer adversário."
Na proposta de jogo de Ceni, completa Arnaldo, os zagueiros ficam muito expostos e jogam o tempo todo no limite do erro.
"O tipo de jogo da posse de bola nem sempre produtiva coloca o time dele no risco o tempo todo, onde os zagueiros do São Paulo com esse sistema do Rogério têm que ser heróis, construir o jogo e jogar no mano a mano."
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).
A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.