Topo

OPINIÃO

Mauro: a grande derrotada do Mundial é a ala da imprensa que vendeu ilusão

Colaboração para o UOL, em Aracaju (SE)

15/02/2022 04h00

O Palmeiras se defendeu bem, endureceu contra o Chelsea, mas acabou derrotado por 2 a 1 na prorrogação da final do Mundial de Clubes. Antes da decisão, muito se debateu sobre o nível técnico das duas equipes, com questionamentos acerca da superioridade dos Azuis de Londres sobre o Palestra Itália.

No Posse de Bola #202, o jornalista Mauro Cezar Pereira afirma que a grande derrotada do Mundial de Clubes foi a ala da imprensa que "vendeu ilusão" ao torcedor. Para ele, a diferença técnica entre o campeão europeu e o sul-americano existe e ainda é grande.

"A grande derrotada dessa final é a ala da imprensa brasileira que vendeu ilusão, de que o jogo era parelho, de que o Palmeiras iria vencer, que já ganhou, até o Zé Rafael foi comparado ao Jorginho", diz.

"O Zé Rafael talvez seja um dos jogadores tecnicamente mais comuns dos titulares do Palmeiras. Não é um mau jogador, mas é comum. O Jorginho concorreu a melhor do mundo, campeão europeu duas vezes, pela Itália e pelo Chelsea, não dá para comparar, vamos falar sério, e isso foi dito na velha receita da mídia oba-oba de vender ilusão para o torcedor", acrescenta.

Segundo Mauro, a diferença técnica entre o Chelsea e o Palmeiras reflete o que se viu em outros mundiais de clubes nos quais o campeão da Libertadores enfrentou o da Champions League.

"O Flamengo não era favorito contra o Liverpool, o Santos não era favorito contra o Barcelona, o Corinthians não era favorito contra o Chelsea, o Inter não era favorito contra o Barcelona do Ronaldinho. Qual a diferença do Abel Braga com o Inter em 2006 para esse Abel? Muito pouca. Vamos lembrar como o Inter jogou, a escapada do Gabiru deu em gol, a do Dudu não deu em gol, mas foi uma chance."

"O que nós vimos no sábado foi o Abel repetir a única coisa que ele sabe fazer nos grandes confrontos. Rejeitar a bola, picotar o jogo, como vários técnicos já fizeram no Brasil, retranca. O time não consegue variar a forma de jogar", completa Mauro.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.