Topo

OPINIÃO

Arnaldo: "São Paulo de Ceni lembra mais o modelo do Diniz do que do Crespo"

Colaboração para o UOL, em Aracaju (SE)

18/02/2022 14h25

O São Paulo cruzou mais de 50 bolas na área da Inter de Limeira, mas não saiu do zero no Morumbi, ontem (17), pela sétima rodada do Paulistão. O time de Rogério Ceni teve a bola na maior parte do jogo, mas sofreu para criar oportunidades claras de gol e abusou da bola aérea.

No Posse de Bola #203, o jornalista Arnaldo Ribeiro critica o estilo de jogo do São Paulo sob o comando de Rogério Ceni. Para o comentarista, o time é previsível e não tem variações táticas nem de postura durante os jogos.

"É previsível demais a forma do São Paulo jogar. O Rogério coloca o conceito acima da característica dos jogadores, eu discordo. Tem procurado fazer o time mais horizontal e menos vertical, é uma opção rodar a bola o tempo todo com paciência até criar uma situação."

Nestes sentido, Arnaldo traça uma comparação entre Ceni e seus dois antecessores. Na opinião dele, a concepção de futebol do ex-goleiro e hoje técnico do São Paulo se assemelha mais ao modelo de Fernando Diniz do que do argentino Hernán Crespo, que conquistou o Paulistão do ano passado pelo clube.

"É uma opção do treinador, uma ideia que se aproxima muito mais do modelo do Fernando Diniz do que do Hernán Crespo, que procurou adaptar o time às características dos jogadores, que é a principal função do técnico", avalia.

Nos últimos três jogos diante de sua torcida no Morumbi, o São Paulo balançou as redes apenas uma vez. Em seis jogos (o Tricolor tem uma partida atrasada contra o Palmeiras), o time fez apenas sete gols. Arnaldo credita a baixa produção ofensiva da equipe também à falta de jogadores decisivos no elenco.

"O São Paulo tem poucos jogadores desequilibrantes e poucos jogadores rápidos, que estão sendo pouco aproveitados como é o caso do Rigoni, que não tem espaço para jogar porque fica encalacrado no canto."

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.