O São Paulo conseguiu avançar para a segunda fase da Copa do Brasil em um empate sem gols diante do Campinense, que disputa atualmente a terceira divisão nacional. O resultado foi abaixo do esperado pelo torcedor e se justificou pelas oportunidades perdidas diante do gol defendido por Mauro Iguatu.
No podcast Posse de Bola #205, Arnaldo Ribeiro afirma que o São Paulo comandado por Rogério diante de adversários que jogam fechados tem grandes semelhanças com o time que era treinado por Fernando Diniz, que ficava muito bom a bola, mas não conseguia ser agressivo o suficiente.
"É muito parecido, muito parecido com o São Paulo do Fernando Diniz nessas circunstâncias, quando não vence, quando não converte, porque é um time que domina o jogo, tem volume e tem posse de bola", diz Arnaldo.
"As entrevistas do Fernando Diniz pós jogos do São Paulo quando o time, fora aquela fase breve em que tinha o Brenner e o Luciano encantados, que eles convertiam todas as chances, a coisa de 'não vencemos hoje, mas o volume foi gigante, dominamos completamente, a bola não quis entrar, bateu na trave'. Quantos goleiros forma consagrados pelo São Paulo na época do Fernando Diniz?", completa.
O jornalista afirma que não é apenas culpa do técnico, mas ressalta que a forma de jogo armada por Rogério Ceni, como era com Diniz, acaba criando um controle que é pouco efetivo e se complica diante de defesas bem armadas, como já ocorreu em outras partidas na atual temporada.
"É culpa só do técnico? Não é só do técnico, mas o tipo de jogo que o técnico defende leva muito a essa situação contra times mais fechados, tanto com o Diniz, como com o Rogério. É aquela famosa circulação de bola e um certo requinte no jogo, um jogo pouco objetivo, pouco vertical, pouco agressivo, é um jogo de dominância, mas que quando o gol não sai no início, ele passa a ser um jogo complexo contra times fechados", diz Arnaldo.
"Lembrando que quando o Rogério terminou a partida contra o Santos, a melhor exibição, 3 a 0, ele praticamente soltava rojões pela postura 'corajosa' do adversário, quase suicida, que permitiu que o São Paulo tivesse todos os espaços do mundo e fizesse os 3 a 0. Não vai jogar todas as vezes contra times que vão de peito aberto, aliás, vai jogar poucas vezes contra times que vão de peito aberto", conclui.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).
A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube -- neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.