Topo

OPINIÃO

Posse de Bola #206: Corinthians vence e Flamengo tropeça com Gabigol vaiado

Do UOL, em São Paulo

28/02/2022 12h53

O Corinthians terminou o período prévio ao trabalho do técnico Vítor Pereira vencendo o Red Bull Bragantino por 1 a 0, pelo Paulistão. No Rio de Janeiro, o Flamengo apenas empatou com o Resende em jogo com vaias de torcedores a Gabigol e Diego Alves, além de episódio extracampo do lateral Isla. O Palmeiras com os reservas empatou com a Inter de Limeira antes de voltar suas atenções para a Recopa.

No podcast Posse de Bola #206, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a chegada de Vítor Pereira, a bronca do torcedor rubro-negro, os próximos passos do Palmeiras, assim como o Santos trocando de técnico, o Fluminense em bom início e a violência que marcou a semana do futebol brasileiro, com ônibus atingidos e jogadores agredidos por torcedores dentro de campo.

Sobre as vaias dos torcedores do Flamengo, Mauro Cezar Pereira afirma que os rubro-negros estavam no direito deles e Gabigol se saiu bem ao comentar e evitar entrar em polêmica sobre o assunto.

"Eu sou contra vaiar com bola rolando, acho que o torcedor deve apoiar o time com bola rolando, mas também entendo que o torcedor fique de saco cheio vendo certas coisas e vaie, é um direito dele também. O do Gabigol eu acho um certo exagero, até acho que foi algo que partiu de alguns setores e ele foi bem esperto no final quando foi perguntado a respeito disso, desconversou, minimizou e não entrou na pilha", diz Mauro.

Além disso, ele comenta o episódio de Isla, que foi flagrado curtindo Carnaval depois de ter pedido dispensa da partida contra o Resende. Ele acredita que o caso deve marcar a saída do chileno.

"É um jogador que perdeu muito terreno, ele hoje é a terceira opção para a posição, era até ontem, acho que agora ele nem é mais opção, eu imagino que ele não deva continuar, talvez não tenha nenhuma decisão daquelas de rescisão de contrato e tomadas publicamente por conta de questões trabalhistas, que hoje os clubes se preocupam muito com isso evidentemente, mas acho que esse não joga mais", completa.

Sobre a chegada de Vítor Pereira ao Corinthians, Arnaldo Ribeiro afirma que o treinador português terá como grande desafio fazer com que o time consiga render a partir do momento em que começar a rotina de jogos seguidos em pouco tempo, lembrando que ele não terá uma pré-temporada e já estreia no fim de semana contra o São Paulo.

"O grande desafio para o Vitor Pereira e para o Corinthians nessa temporada é quando iniciar para o Corinthians Libertadores e Brasileiro conseguir lidar com o acúmulo de jogos importantes com o mesmo time, com essa questão da média de idade e com essas características, esse é o grande desafio do Corinthians na temporada", diz Arnaldo.

Já em relação ao Palmeiras, que decide o título da Recopa diante do Athletico-PR na quarta-feira (2) e escalou reservas no empate diante da Inter de Limeira, Arnaldo considera que para a temporada a estratégia de maior mobilização nos mata-matas não será suficiente este ano para o técnico Abel Ferreira.

"O Palmeiras tem nesse 2022 o desafio de jogar um Campeonato Brasileiro para valer e essa fórmula de atenção total e foco em partidas de mata-mata funcionou, evidente, duas Libertadores conquistadas, uma Copa do Brasil, mas acho que ela não é suficiente para essa temporada. Tem importância a Recopa? Tem. O Palmeiras é favorito para ganhar mais uma taça contra o Athletico-PR? É, mas não é exatamente o desafio principal da temporada do Palmeiras", diz Arnaldo.

"O desafio principal da temporada do Palmeiras é acompanhar Atlético-MG, Flamengo e essas outras equipes mais fortes ao longo do ano. Vejo a mobilização característica para o jogo da Recopa, mas acho que a questão para o Abel vai além, na sequência são clássicos e clássicos e agora que a temporada interna para o Palmeiras depois do Mundial começa para valer", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.