Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Cássio terá que se adaptar a jogar com os pés no Corinthians

Do UOL, em São Paulo

08/03/2022 04h00

O Corinthians estreou sob comando do técnico português Vítor Pereira com derrota no clássico diante do São Paulo, mas já apresentando mudanças na forma de o time atuar. A equipe buscou ter a posse de bola e ocupar mais o campo adversário, o que exige maior participação do goleiro Cássio com os pés.

No podcast Posse de Bola #208, Mauro Cezar Pereira afirma que a adaptação de Cássio será um dos desafios deste novo Corinthians, já que ele se tornou ídolo no clube acostumado a jogar em equipes mais defensivas e bem protegido.

"O Cássio vai ter muitas dificuldades. Ele [Vítor Pereira] falou que o Cássio tem que jogar, ele não pode ficar enterrado na área, tem que jogar mais à frente, tem que ser o último homem. O Cássio, todo mundo sabe, é um goleiro já veterano e sempre teve muita dificuldade para jogar com os pés e aí quando joga com os pés, não é só bola no pé do cara, é ter o tempo de bola certo, algo que o Rogério goleiro sabia fazer, se posicionar como último homem", diz Mauro Cezar.

"Vai ter que jogar lá na frente porque ele não pode ficar dentro da área com o time todo plantado no campo do adversário. Já é um desafio para o Cássio. Ele vai ter que ser bem treinado e vai ter que se dedicar muito para, a essa altura da carreira, se adaptar a isso. Um goleiro que se destacou e entrou para a história do Corinthians jogando em muitos times que priorizavam defesas muito fortes", completa.

O jornalista também considera que outros jogadores, além do goleiro Cássio, podem ter problemas de adaptação ao estilo de jogo de Vítor Pereira, mas pontua que considera o treinador uma boa escolha e que cria expectativa de atuações diferentes com ele.

"O Corinthians deu um sinal legal, mas acho que vai encontrar dificuldades e imagino que alguns jogadores, eventualmente nomes até relevantes, não só desses que chegaram agora, outros que são históricos, que talvez tenham dificuldades aí. Eu falei do Cássio, acho que mais gente pode ter dificuldades porque o time do Corinthians está acostumado a jogador de uma outra maneira", diz Mauro.

"O Vítor Pereira se propõe a mudar radicalmente isso aí. Eu acho isso bom, acho saudável, o Corinthians já tentou fazer isso em outros momentos, não conseguiu êxito, mas acho que há uma expectativa positiva e acho que é pertinente. A fé do torcedor corintiano em dias melhores, eu acho que ela se justifica porque o time mostrou sinais interessantes para um primeiro jogo fora de casa", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.