Topo

OPINIÃO

Posse de Bola #209: Palmeiras bate o São Paulo e Flamengo volta ao Maracanã

Do UOL, em São Paulo

11/03/2022 12h12

O Palmeiras manteve a invencibilidade no Campeonato Paulista ao vencer o São Paulo por 1 a 0 no Morumbi, garantindo a classificação antecipada, mas o time treinado por Abel Ferreira recuou e se segurou diante dos comandados por Rogério Ceni. Já no Rio de Janeiro, o Fluminense chegou à 12ª vitória seguida, o Vasco foi eliminado da Copa do Brasil e o Flamengo tem reencontro com o Maracanã.

No podcast Posse de Bola #209, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam os principais assuntos da semana no futebol brasileiro, o clássico entre São Paulo e Palmeiras, o interesse do Corinthians por Júnior Moraes, a volta do Flamengo ao Maracanã, além da eliminação do Paris Saint-Germain, do trio Messi, Neymar e Mbappé, diante do Real Madrid na Liga dos Campeões.

Mauro Cezar: Palmeiras foi um time mais maduro

Mauro Cezar Pereira considera que o Palmeiras teve um bom início de partida, destaca as mudanças no São Paulo que poderiam ter gerado um empate e lamenta que Abel Ferreira tenha mais uma vez recuado o time quando era melhor em campo.

"Poderia ter sido um empate, acho que um empate não seria um absurdo, mas o Palmeiras foi um time mais maduro e se preparou de uma forma mais interessante para o clássico pensando no jogo inteiro, especialmente pelo começo", diz Mauro.

"Aqui vai um grande elogio ao Abel Ferreira, o começo foi muito bom, ele montou muito bem o time, pena para o Palmeiras é que tenha esse diabo de ter que recuar quando o momento era propício a você matar o jogo, poderia ter conseguido algo mais, poderia ter sido uma vitória mais marcante do Palmeiras contra o São Paulo dentro do Morumbi", completa.

Arnaldo Ribeiro: Júnior Moraes pode suprir carência do Corinthians

Arnaldo Ribeiro analisa a possibilidade de contratação de Júnior Moraes pelo Corinthians e o vê como uma peça que pode ser a que falta para encaixar o sistema ofensivo, apesar de ser mais um acima de 30 anos.

"Supre uma das principais carências do Corinthians, que é a questão da definição das jogadas. Não é um jogador acima de qualquer discussão, mas é um jogador eficiente e fez uma boa carreira na Europa. Pode ajudar. Mas de fato essa questão da média de idade preocupa e acho que ficou evidente na partida contra o São Paulo e em outras situações, é difícil reunir todos esses jogadores mais experientes numa mesma equipe", afirma.

Volta do Flamengo ao Maracanã

Mauro Cezar também destaca o retorno do Flamengo ao Maracanã como oportunidade para o técnico Paulo Sousa de experimentar o que terá pela frente nas competições mais importantes, já que deve ter casa cheia diante do Bangu, pelo Carioca.

"Vai ser também uma experiência nova para a comissão técnica portuguesa, porque vai jogar no Maracanã cheio, logo no Maracanã lotado, o primeiro jogo. Ele até agora fez jogos no Engenhão, Conselheiro Galvão, Volta Redonda, então o Paulo Sousa vai estar agora em um cenário que é aquele que ele vai contar em momentos importantes da temporada, jogos em casa e com a torcida a favor, torcida numerosa", diz Mauro.

"Se espera que no último jogo em que é, digamos, mais aceitável a ideia de fazer testes e experiências, a expectativa é de que o time faça uma boa partida, o que não aconteceu contra o Vasco e contra o Resende, o Resende muito em função de falhas individuais, mas contra o Vasco o time coletivamente foi bem abaixo", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.