A rodada do fim de semana teve vitórias dos já classificados Corinthians, Palmeiras e São Paulo no Campeonato Paulista, conhecendo seus adversários das quartas de final que já iniciam amanhã com o time de Rogério Ceni encarando o São Bernardo. No Campeonato Carioca, o Flamengo confirmou o favoritismo e voltou a vencer o Vasco para ir à decisão, enquanto o Grêmio fez 3 a 0 no Inter em pleno Beira-Rio no Campeonato Gaúcho.
No podcast Posse de Bola #212, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a definição em São Paulo e no Rio de Janeiro, além dos clássicos do fim de semana, com direito a goleada do Barcelona sobre o Real Madrid no Santiago Bernabéu.
Em relação ao Campeonato Paulista, no qual coloca o Palmeiras em vantagem pelo que apresentou na primeira fase, Juca Kfouri acredita que o São Paulo é o rival que tem mais chances de fazer frente ao time de Abel Ferreira em comparação ao Corinthians.
"Embora o São Paulo tenha terminado em terceiro lugar, atrás do Corinthians, o São Paulo parece mais pronto do que o Corinthians para fazer um jogo mais equilibrado eventualmente se os dois cruzarem os bigodes, São Paulo e Palmeiras. O Corinthians ontem de novo não jogou bem, suou para ganhar do lanterna do campeonato, que fez apenas três pontos em 12 jogos, não fosse o Cássio fazer pelo menos um milagre e tomar uma bola na trave, o Corinthians teria perdido o segundo lugar na classificação geral", diz Juca.
Mauro Cezar Pereira critica o regulamento da competição e concorda que o Palmeiras está com margem para os rivais mas questiona se isso tem relevância ainda no momento dos estaduais ao considerar tudo o que o time disputará na temporada, quando precisará estar no seu ápice técnico para brigar pelos títulos mais importantes.
"O Botafogo de Ribeirão Preto fez mais pontos que outras equipes que avançaram na competição e ele ficou fora. É um torneio de regulamento bizarro e mais uma vez a gente percebe a quantidade de jogos inúteis para chegar a uma fase em que os times de fato vão decidir. O regulamento do Campeonato Paulista é uma coisa assim que capricharam para criar e insistem nele, anos após ano tem essa competição disputada desta maneira", diz Mauro.
"O Palmeiras está em um momento melhor, mas também existe esse detalhe, qual a importância de você estar tão bem durante o estadual? Qual é a relevância disso? Esse time vai evoluir mais? Será preciso? E seus grandes adversários paulistas e de outros estados estarão em que estágio daqui algum tempo? O Palmeiras tem que se preocupar muito mais com isso talvez até do que com qualquer outra coisa", completa.
Já em relação ao Campeonato Carioca, que teve a classificação do Flamengo, Juca Kfouri aponta toda a vantagem para o Flamengo, mas admite que esperava mais do time de Paulo Sousa, citando a vitória sobre o Vasco.
"O resultado justo do jogo seria um empate porque o Vasco criou chances de gol que não se imaginava que fosse capaz de criar contra o Flamengo. O Flamengo tem muito a evoluir e já deveria estar em um estágio superior do que está", conclui.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).
A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.